Uma vez por semana, os profissionais do Comitê de Análise dos Acidentes de Trânsito de Curitiba se reúnem para analisar os acidentes fatais que ocorreram na capital, tanto os acidentes com morte no local ou posterior em até 30 dias são analisados.

Compõe o grupo oficiais do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Batalhão de Polícia Rodoviário (PBRv); engenheiros de trânsito, agentes de educação e fiscalização da Secretaria de Trânsito (Setran), médico do SIATE, peritos do Instituto de Criminalística e epidemiologistas da Secretaria Municipal da Saúde.

Cada encontro é pautado em informações e fotos dos boletins de ocorrência de acidentes e dos laudos periciais; de informações do atendimento pré-hospitalar da vítima, de dados de alcoolemia fornecidos pelo IML e de informações veiculadas pela mídia. Todos os casos são registrados e pontuados os fatores e condutas de risco que contribuíram para a sua ocorrência.

O comitê também observa os fatores como a presença do uso de álcool por parte do condutor ou do pedestre, velocidade, condições do veículo e climáticas, infraestrutura viária deficitária, habilitação, desrespeito a sinalização, direção perigosa, atitude imprudente do pedestre entro outros.

Ao final é feito o perfil dos fatores e condutas de risco que contribuem para os acidentes com o objetivo de implementar ações de educação, de fiscalização e de melhoria da segurança viária pautadas em nossa realidade e com maior potencial de impacto nos indicadores de morte do município.