Hospital da Cruz Vermelha completa 77 anos e faz espetáculo

Redação Bem Paraná
cruz vermelha

(Divulgação)

O Hospital Cruz Vermelha (HCV) do Paraná completa 77 anos da sua unidade em Curitiba. No dia 7 de outubro, o hospital comemora a trajetória de décadas dedicadas à saúde e bem-estar da população.
Como parte das celebrações, o HCV apresentará o espetáculo musical “Sem Fim”, uma Opereta da Pró-Arte Movimento (PAM), concebida por Jô Braska, com produção dirigida por James Henrique. O elenco conta com os renomados artistas, a Soprano Débora Bérgam e o Tenor Cristhyan Segala.

As apresentações serão realizadas nos dias 4 e 25 de outubro, às 14h30.

no auditório do hospital, sendo abertas para pacientes, acompanhantes, funcionários e médicos.
“Celebrar os 77 anos do Hospital da Cruz Vermelha do Paraná é também reconhecer e honrar a trajetória de uma instituição que, ao longo de décadas, fez e continua fazendo história, reafirmando o compromisso com a vida e a dignidade humana”, afirma Méri Barth, Diretora de Atendimento do HCV.

História do Hospital Cruz Vermelha em Curitiba

A Cruz Vermelha foi fundada em 1863, na Suíça, como o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), com o objetivo de atender emergências em tempos de guerra. Inspirada por Jean-Henri Dunant, que presenciou a Batalha de Solferino em 1859, e recebeu o Nobel da Paz em 1901 por seus esforços humanitários.

A chegada em Curitiba ocorreu em 1917, liderada por Isabel Withers Gomm, e em 1947, com a Dra. Nanna de Carvalho Söndahl como Secretária Executiva, o HCV consolidou-se no estado. Durante as décadas seguintes, o hospital expandiu suas atividades humanitárias e tornou-se referência em atendimento médico e formação em saúde.

Dr. Lauro Grein Filho, presidente da Cruz Vermelha no Paraná por quase 40 anos, foi fundamental para que o hospital se tornasse reconhecido por seu atendimento pediátrico e por sua residência médica na área e também foi o responsável por sua expansão.

Entre as conquistas recentes, a primeira cirurgia cardíaca por vídeo em 2005 realizada pelo Dr. Jerônimo Antônio Fortunato Júnior, atual presidente da Instituição e o reconhecimento do HCV como Hospital de Ensino em 2011. Além disso, o hospital recebeu a certificação Ouro do Programa Segurança em Alta da UNIMED em 2018, 2021 e 2024

Atualmente, o HCV oferece serviços completos, como Pronto Atendimento Adulto 24 horas, centro cirúrgico, UTI e realizou mais de 200 mil atendimentos no último ano.

Serviço: