tindiquera
Estpatua de Tindiquera (Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

A origem do nome de Curitiba tem a ver com o fruto da terra. Fundada como Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais em 1693, em 1721 viria a se tornar Curitiba, em menção a uma expressão indígena.

Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer “grande quantidade de pinheiros, pinheiral”, na linguagem dos primeiros habitantes do território. Nos primórdios da ocupação humana, as terras onde hoje está Curitiba apresentavam grande quantidade de Araucaria angustifolia, o pinheiro-do-Paraná. Esta explicação está no site da Prefeitura de Curitiba.

Apenas por curiosidade, na língua japonesa uma castanha (que até pode ser um pinhão) é kuri, e chiba (tiba), determina lugar. Logo, se na origem Guarani do nome de Curitiba quer dizer pinhal ou terra de pinhais, na sonoridade e no significado, a palavra guarda estreita semelhança com Kuri chiba, que em japonês quer dizer “lugar da castanha”, ou do pinhão.

Leia mais sobre

Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.

O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

A matéria acima faz parte do caderno sobre Lugares de Curitiba. Cada canto tem uma história. Cada esquina, um segredo. Curitiba, cidade metrópole, é assim. Com seus 331 anos, diversificada e cheia de causos. E contar as histórias de Curitiba sempre foi uma das missões do Jornal Bem Paraná, desde os idos de 1983, quando nasceu como Jornal do Estado.