Imagem de 10 metros do Jesus Misericordioso em Curitiba será inaugurada no fim de semana

Obra é a primeira etapa de um projeto de longo prazo para reforma do complexo Santuário Divina Misericórdia

Franklin de Freitas e Rodolfo Luis Kowalski
Estátua gigante passava pelos últimos ajustes na quinta-feira (Franklin de Freitas)

CRISTO

CRISTO
(Franklin de Freitas)

A estátua de 10 metros de altura de Jesus Cristo que ficará no Umbará, em Curitiba, está praticamente pronta. A obra, que faz parte de um projeto de longo prazo para a reforma do complexo Santuário Divina Misericórdia (que completa 30 anos em 2024), será inaugurada no próximo domingo (12 de novembro), quando haverá a benção da imagem de Jesus Misericordioso, às 10 horas, seguido por Santa Missa, um almoço festivo e um show com artistas católicos. O Santuário fica na Estrada do Ganchinho, 570.

Segundo o Padre Luiz Antônio Buckta, reitor do Santuário da Divina Misericórdia, a reforma de todo o complexo do Santuário já vem sendo planejada há mais de uma década e a imagem de Jesus Misericordioso é apenas a primeira etapa a ser concluída. “Foram mais de dez anos planejando, levantando fundos, fazendo parcerias com algumas empresas e com o povo de Deus, que assumiu toda essa responsabilidade também”, destaca o religiosa.

A arquiteta sacra Carolina Burbello Zilioto, por sua vez, explica que o planejamento da reforma é de longo prazo, para 5, 10 e 15 anos, para atender toda a demanda do complexo. O início pela Capela de Santa Faustina, inclusive, teve um caráter simbólico, já que foi ela a precursora da devoção à Divina Misericórdia e acima da Capela ficará a imagem de Jesus Misericordioso.

“A intenção simbólica do projeto é que a gente se posicione como Faustina: sejamos Santos, que é isso que Deus pede pra gente, e a gente consiga ver, assim como ela [Faustina] viu, um Jesus Misericordioso tão grandioso”, afirma a arquiteta, explicando que um grande desafio do projeto foi montar uma estrutura capaz de suportar os ventos na região, uma vez que a estátua possui uma base metálica, mas por dentro da imagem a estrutura que sustenta a obra é de fibra, muito leve.

Por fim, Aloísio Meira, Auxiliar administrativo do Santuário, conta que a devoção à Divina Misericórdia se iniciou por volta de 1930 na Polônia, com as aparições de Jesus à Santa Faustina. Cinco décadas depois, em 1980, os padres marianos finalmente se estabelecem no Brasil, sendo Curitiba a cidade pioneira, ou seja, o primeiro município onde esses religiosos se estabeleceram e começaram a divulgar a Misericórdia como d devoção que nós conhecemos hoje. “O Santuário então surgiu na década de 1990, mais precisamente em 1994, há 29 anos, com o objetivo de divulgar a Misericórdia, manter a devoção”, explica ele.