Sem título

O indígena ambientalista e Defensor dos Direitos Humanos, Eloy Nhandewa, denunciou na noite desta quinta (12), que criminosos atearam fogo na mata da Floresta Estadual Metropolitana, em Piraquara, na Região Metropolitana. “Criminosos atearam fogo na mata do Território Sagrado, em Piraquara, e está se alastrando por toda área. Nos ajudem a denunciar esse ato criminoso, que assim como no resto do Brasil, está acontecendo aqui na região metropolitana de Curitiba”, postou ele. Os bombeiros já estão no local combatendo as chamas, mas o acesso é difícil.

A área fica próximo a Rua Cel. Manoel Alves Cordeiro, 1272, na Vila Marumbi, Piraquara. Vários brigadistas também ajudam no combate às chamas.

Sobre a Floresta Estadual Metropolitana

Entre as Unidades de Conservação (UC) paranaenses, a Floresta Estadual Metropolitana se destaca pela gestão compartilhada entre o Governo do Estado e as comunidades indígenas locais. Por meio de um Termo de Cooperação formalizado em 2022, a unidade passou a ser administrada pelo Instituto Água e Terra (IAT) junto com indígenas locais, das etnias Caingangue, Guarani Ñandeva, Guarani Mbya, Avá-Guarani e Tukano, representados pelo Instituto e Centro de Formação Etno Bio Diverso Ângelo Kretã.

A estrutura chegou a ser case global da Organização das Nações Unidas em 2023. Dessa forma, o compartilhamento das práticas aplicadas na UC configura uma experiência única para os visitantes.