(Valquir Aureliano)
CEREJEIRAS COMEÇAM A FLORESCER NO JARDIM BOTÂNICO (Valquir Aureliano)

O mês de julho normalmente tem também a florada das cerejeiras em Curitiba. No Jardim Botânico elas já estão brotando nas árvores e em pouco tempo devem dar o colorido rosado para o principal atrativo turístico da Capital.

Em 1994, as cerejeiras passaram a incorporar a arborização das praças. Atualmente elas etão em vários bairros de Curitiba, como o Cristo Rei, Jardim das Américas e Alto da XV, entre outros, e ainda na Praça do Japão.

No ano passado, a Prefeitura plantou mudas de cerejeiras japonesas que vão trazer tons de cor-de-rosa à Avenida Sete de Setembro da Praça do Japão, entre os bairros do Batel e Centro.

São 500 exemplares da espécie plantadas até a Rua Tibagi, no sentido Centro, numa extensão de 2,8 quilômetros. Com isso, a Sete de Setembro vai se tornar o novo corredor de ônibus colorido da cidade.

História
As primeiras mudas de cerejeiras fizeram uma jornada transoceânica vindo do Oriente. Como presente do Imperador e da Imperatriz do Japão, há mais de 20 anos, elas foram tratadas e ambientadas em Curitiba. No Horto Municipal, as flores foram aclimatadas, sendo primeiramente plantadas na XV de Novembro, na Praça do Japão e no Jardim Botânico. Depois disso, elas se espalharam pela cidade.