Geada no Paraná  –  Campo Largo, 20/07/2021  –  Foto: Ana Tigrinho
Fim de semana será de frio intenso e até geada em parte do PR – Foto: Ana Tigrinho

Preparem-se! Este fim de semana promete ser muito frio em quase todo o Paraná. Aquele frio com temperaturas próximas ao 0ºC e possibilidade de geada está chegando ao Paraná.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os próximos dias serão de “bater o queixo”.

parana sem chuva
Mapa do Simepar mostra metade Norte sem chuva (Reprodução/Simepar)

De sábado até a terça, a temperatura média em todo o Estado ficará abaixo dos 10°C, com valores ainda menores no Sul, como Palmas e General Carneiro, que podem registrar mínimas perto ou abaixo de 0ºC, com muito frio.

Até mesmo regiões com clima mais ameno sentirão o reflexo da primeira onda mais forte de frio do inverno. Em Londrina, Maringá e nos municípios do Litoral como Morretes e Matinhos, por exemplo, as temperaturas mínimas ficarão em torno de 7°C.

Já Curitiba registrará um valor mínimo entre 1°C e 2ºC no domingo, com sensação térmica ainda menor por causa do vento.

A onda de frio intensa coincide com os últimos dias do mês de junho que, além do frio tardio, se destacou também pela baixa incidência de chuvas, sobretudo na metade Norte do Estado.

Ainda segundo o Simepar, grande parte dos municípios da metade Norte não registraram precipitação e a perspectiva para os dois últimos dias não é animadora em se falando de chuva.

Já nos municípios da metade Sul o cenário é outro, principalmente no Sudoeste que registrou mais de 150 mm em várias cidades próximas de Santa Catarina. No Leste, as precipitações foram irregulares, mas em geral foram computados mais de 50 mm de chuva, inclusive em Curitiba.

A reboque da frente fria, massa polar derruba temperaturas

O meteorologista do Simepar, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Reinaldo Kneib explica que essa mudança brusca de temperatura neste fim de semana é decorrente da entrada de uma massa de ar frio na região do Paraná a partir desta sexta-feira (28).

“É uma massa de ar de origem polar, que vem do extremo sul do continente. A frente fria virá acompanhada de chuva, vento e raios e, na sequência, no fim de semana, a incursão desse ar extremamente gelado vai provocar uma diminuição das temperaturas em todas as regiões paranaenses”, explica.

Outra consequência do tempo frio são as geadas. Nas regiões Sul e Sudoeste, que concentram as menores temperaturas, o fenômeno poderá ocorrer com intensidade forte no fim de semana. Já na Região Metropolitana de Curitiba, a geada será um pouco mais branda, com concentração em municípios como Colombo e Araucária.

“As temperaturas permanecem baixas mesmo durante a parte da tarde, quando o sol estiver mais forte. Em cidades como Curitiba e União da Vitória, a temperatura não passará dos 12°C, e em Guarapuava, a máxima será de 14ºC”, afirma Kneib.

Frio demais: cuidados em casa
Com dias mais frios previstos pela frente, os consumidores devem ficar atentos sobre o uso eficiente de energia. A queda de temperaturas prevista para o fim de semana no Paraná deve aumentar a demanda de acionamento de aparelhos de climatização para aquecer ambientes e do chuveiro elétrico, entre outros equipamentos que fazem uso intensivo da energia elétrica.

Evitar banhos demorados e ajustar bem os equipamentos de aquecimento, evitando também a perda de calor nos ambientes, são algumas das recomendações.
Também devem ficar atentos à circulação do gás carbônico, que é invisível e inodoro, mas letal para o ser humano.

Cuidado com os equipamentos usados para aquecer o ambiente deve ser redobrado, principalmente com os aquecedores de água a gás. Também devem ser evitados o uso de equipamentos ou utensílios improvisados que provoquem chamas. Um dos maiores riscos nesta época é com a produção do monóxido de carbono (CO), gás altamente tóxico que pode levar à morte.