Os moradores e comerciantes da região a Avenida Arthur Bernardes organizam um ato para o Dia 21 de Setembro, Dia da Árvore. Chamado de Grande ato Dia da Árvore SOS Parque Linear da Arthur Bernardes, a ideia é mobilizar a população para pressionar à administração de Curitiba a rever os planos da construção da Linha Direta do Inter 2 na via.
O ato começa na Praça Santos Andrade e depois segue para a Arthur Bernardes. O evento terá plantio de mudas, limpeza de córrego, oficina de educação ambiental, pedal pelo clima e atrações culturais. O final da mobilização deve ser a assinatura de uma Carta Compromisso Nenhuma Árvore a menos.
Programação
📍Praça Santos Andrade
9h30 – Concentração e elaboração de cartazes junto à outras organizações.
10:00- Início do Ato – trajeto pela pela XV de novembro até a Praça Osório – ato misto à pé e com pedalada até a Arthur Bernardes.
12h – Chegada na Arthur Bernardes e parada para almoço (Piquenique)
📍 Ponto de encontro Quiosque do Açaí – Avenida Artur Bernardes esquina com a Ulisses Vieira.
13h30 – Limpeza e exploração do Córrego Vila Izabel
13h30 – Oficina compostagem e lixo zero
14h30 – Falas de lideranças e assinatura de carta compromisso
15h – Bloco dos blocos
16h – Plantio de mudas
17h – Encerramento com abraço coletivo nas árvores !
Para participar das atividades acessar a página do movimento @sosarthurbernardes e preencher o formulário que está na bio.
Justiça liberou obras do Inter 2 e corte de árvores
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) derrubou a liminar que suspendia as obras do projeto do Novo Inter 2, na Avenida Arthur Bernardes. A decisão é de terça (17). A ação da Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná (MPPR) havia obtido decisão liminar no dia 9 de setembro. O pedido foi feito após reclamações quanto às obras, cujo o projeto prevê a derrubada de cerca de 200 árvores.
O despacho do desembargador Leonel Cunha acatou a defesa da Prefeitura de Curitiba para manutenção e continuidade do projeto, que conta com investimentos de US$ 133 milhões. O desembargador entendeu que o Relatório Ambiental Prévio (RAP) é o documento necessário e suficiente para a execução da obra e traz estudo acerca dos impactos ambientais e socioeconômicos do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, desde o planejamento, implantação e operação. O RAP, realizado em 2021, contempla todos os impactos positivos e negativos do empreendimento sobre o meio ambiente, estabelece medidas compensatórias à retirada da vegetação, além de estudos e projetos que viabilizam a máxima manutenção de exemplares da vegetação existente. Entre as medidas compensatórias, destaca-se o plantio de mais de 5 mil árvores no local e entornos.
Na defesa à Justiça, a Prefeitura de Curitiba também informou que o chamado corredor verde da Arthur Bernardes não será extinto, mas sim revitalizado e remodelado, com novo paisagismo, iluminação pública e novas pistas de caminhada e ciclovia ao longo do eixo, além de novos equipamentos de esporte e lazer, ampliando o conjunto de práticas esportivas e de convivência que hoje já existem no local.