tecpar_-_chemical
(Foto: Hedeson Alves/TECPAR)

Está sendo testada no Paraná uma tecnologia que permite obter um diagnóstico da água de rios, nascentes e efluentes em tempo real, desenvolvida pela Chemical Inovação. A ferramenta é apoiada pela Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec).

Em 2018, a Chemical lançou a primeira versão do aplicativo chamado Water Drop MARAI. Disponível para download gratuito, ele permite que qualquer pessoa acesse o pré-diagnóstico da água de determinado local na tela do celular. Agora, com o apoio da Intec, a startup quer lançar no mercado uma versão corporativa da ferramenta.

No acesso gratuito, o usuário abre o aplicativo MARAI e vai respondendo as perguntas apresentadas na tela, conforme observação das características ambientais do local e da água a ser analisada. No final, o app fornece o diagnóstico conforme padrões definidos na legislação ambiental, classificando aquela água como contaminada ou não (os resultados não podem ser comparados nesta versão). Informações detalhadas serão disponibilizadas na versão corporativa que está em desenvolvimento.

Segundo o gerente do Setor de Parques e Incubadoras Tecnológicas do Tecpar, Rogério Moreira de Oliveira, a proposta da Chemical foi avaliada por especialistas e aprovada no processo de incubação, apresentando um grande potencial para o desenvolvimento do empreendimento e da plataforma tecnológica.

“Por meio da incubadora, o Tecpar busca promover o empreendedorismo tecnológico inovador com foco na geração de mais empregos, melhoria de renda e estímulo à atividade econômica. É o caso da Chemical, que encontrou aqui um ambiente interessante para o desenvolvimento do seu projeto, pois terá acesso à toda infraestrutura do Tecpar para apoio tecnológico”, afirma.

Selecionada para incubação na modalidade residente, a empresa está instalada fisicamente nas dependências do Tecpar em área exclusiva, utilizando a infraestrutura e os apoios gerenciais e técnicos oferecidos pela Intec. Também conta com serviços de assessoria e consultoria especializados, e acesso a um laboratório com serviços de impressão 3D e de prototipagem de placas de circuito impresso.

Com mais funcionalidades, o diferencial da nova versão que está sendo desenvolvida na Intec é ser um dispositivo com conectividade com sensor IoT, e autonomia de energia por meio de placas solares e baterias. Em poucos minutos o dispositivo faz comunicação remota com uma plataforma que fornece análises detalhadas da qualidade da água, conforme parâmetros físico-químicos estabelecidos na legislação ambiental.

Como funciona

O dispositivo é indicado para empresas de mineração, educação e ensino, agronegócio, na indústria e nos processos relacionados à água. O sensor é deixado no ponto determinado para fazer a medição dos parâmetros físico-químicos da água em tempo real. Em um único dia é possível fazer 204 medições. Ao final da análise, ele fornece o diagnóstico dentro dos parâmetros ambientais e envia os dados para serem armazenados na nuvem.

Na versão corporativa, é possível baixar os laudos que dão acesso à avaliação completa e detalhada. Já a opção básica não tem acesso ao sensor, porém fornece informações e um mapa interativo, funcionando como uma plataforma educacional, em linguagem acessível.

A tecnologia possibilita, ainda, que a própria população atue como um agente ambiental de informação, contribuindo para a proteção do meio ambiente e para a gestão responsável dos recursos hídricos. “Não precisa ser especialista para entender. O resultado classifica a qualidade da água em uma porcentagem que vai de zero a 100, onde até 30% são águas com perfil muito ruim, e mais de 70% são águas mais qualificadas”, explica.  

Incubadora

Criada para estimular a geração e instalação de empresas de base tecnológica no Paraná, a Intec foi a primeira incubadora do Estado com este perfil. Ao longo de sua história já deu suporte a mais de 100 negócios inovadores. A Intec também está no rol de ambientes promotores de inovação credenciados pelo Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec).

Interessados em participar do processo de incubação podem buscar informações por este site.