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(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

Neste domingo (9) aconteceu a solenidade de entrega da trincheira do Atuba, na Linha Verde Norte, em Curitiba.

As 12 faixas para veículos do trecho final da Linha Verde Norte (Lote 4.1) foram liberadas ao tráfego, nos dois sentidos, assim como a nova trincheira e os 3 viadutos construídos na região do antigo Trevo do Atuba, desfazendo o maior nó viário da cidade.

Linha do Tempo

No final dos anos 1990, o Projeto Eixo Metropolitano começou a ser planejado para unir os lados Norte e Sul de Curitiba, substituindo a ligação pela BR-476 (antiga BR-116), que dificultava o desenvolvimento de bairros como Boqueirão e Sítio Cercado.

Entre 2002 e 2006, o Eixo Metropolitano começou a ser projetado pelo Ippuc, foi feita a transferência de responsabilidade do Governo Federal ao município de Curitiba (domínio do trecho urbano da BR-476 entre o Contorno Sul e o Trevo do Atuba) e mudança do nome Eixo Metropolitano para Linha Verde.

A partir de 2007, começaram as obras:

2007

A construção da Linha Verde começa em 12 de janeiro, no trecho sul, do Pinheirinho ao bairro Jardim Botânico, com extensão de 9,4 km.

2009

Conclusão do trecho sul: trecho sul da Linha Verde é concluído em maio, com seis estações do Ligeirão operando entre Pinheirinho e o Centro.

2010

Início das obras no trecho norte: começam as obras do Lote 1 da Linha Verde Norte, entre a UFPR e a Praça Cova da Iria (1,8 km), com recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Concluídas em julho de 2021.

2011

Criação da Operação Urbana Consorciada: Linha Verde é criada pela Lei 13.909, de 19 de dezembro.

2012

Primeiro leilão de CEPAC (Certificados de Potencial Adicional de Construção): realizado em 26 de junho na Bolsa de Valores de São Paulo.

2014

Expansão do trecho sul: entre o Terminal do Pinheirinho e a Rua Isaac Ferreira da Cruz (1,7 km), concluído como parte dos preparativos para a Copa Fifa 2014.

2015

Conclusão do Lote 1 Norte: obras do Lote 1 concluídas, e início das obras do Lote 3.1 (Avenida Victor Ferreira do Amaral – Rio Bacacheri).

2016

Início do Lote 3.2 Norte: obras da Trincheira Fulvio Alice iniciadas em outubro, com previsão de conclusão em setembro de 2017. A trincheira forma o binário com a Gustavo Rattman/José Zgoda, na ligação com o Bairro Alto por baixo da Linha Verde.

2017

Segundo leilão de CEPAC: Realizado em 20 de setembro, arrecadando R$ 2,5 milhões. Foi o primeiro leilão de Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPAC) da gestão do prefeito Rafael Greca.

2018

Novo leilão e início das obras do Lote 4.1: realizado em maio, arrecadando R$ 1 milhão. Licitação e início das obras do Lote 4.1 que liga as estações Solar e Atuba (Empresa Terpasul).

2019

Rescisão e retomada de contratos: em agosto, rescindido contrato com a empresa Terpasul, responsável pelos lotes 3.1, 3.2 e 4.1 da Linha Verde Norte. A quebra do contato aconteceu após serem aplicadas 144 notificações à construtora por atrasos e inconformidades na execução das obras. Em dezembro recomeçam as obras no Lote 4.1, que passaram a ser executadas pelo consórcio Estação Solar, formado pela TCE Engenharia Ltda. e a Construtora Triunfo S.A., segundo colocado no processo licitatório realizado para eleger a empresa que executaria a obra.

2020

Novas licitações e retomada das obras: em junho de 2020 nova licitação para a conclusão do Lote 3.2 tendo a empresa TCE Engenharia Ltda vencedora da concorrência pública.  A obra foi retomada em agosto e compreendeu a trincheira que ligou as ruas Fúlvio José Alice e Amazonas de Souza Azevedo sob a Linha Verde, melhorando o trânsito entre Bairro Alto e Bacacheri. Em setembro de 2020 foram iniciadas as obras para conclusão do Lote 3.1, sendo a empresa Compasa Ltda., vencedora da concorrência pública, compreendendo a execução das obras remanescentes de pavimentação, de paisagismo, da passarela metálica e das estações-tubo.

2021

Conclusão do Lote 3.1 Norte: em julho de 2021 foram concluídas as obras do Lote 3.1 da Linha Verde Norte, desde o Viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral ao Rio Bacacheri, incluindo as Estações Fagundes Varela e Vila Olímpica, numa extensão aproximada de 2,46 km.

2022

– Conclusão do Lote 3.2 Norte: em março, entrega das obras do Lote 3.2 da Linha Verde Norte, com 2,8 km de intervenções que compreendem a trincheira que liga a Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, à Rua Amazonas de Souza Azevedo, no Bacacheri, construída sob a Linha Verde e que formou o binário com a Rua Gustavo Rattman/José Zgoda, ampliando a ligação entre os bairros, dando maior fluidez ao tráfego e segurança para pedestres, ciclistas e condutores.

– Em setembro, após a realização de nova licitação, o Consórcio TC-Linha Verde (formado pelas empresas Compasa Ltda e TCE Engenharia Ltda), vencedor do certame, inicia as obras remanescentes do Lote 4.1

2023

– Avanço nas obras do Lote 4.1: Trechos finalizados começam a ser liberados ao trânsito.

– Licitação para a implantação de cinco novas estações-tubo

2024

– 9 de junho: a trincheira Atuba e o conjunto de viadutos são entregues e as 12 faixas no eixo principal, sentido norte e sul, são liberadas ao trânsito, desafogando uma das áreas que apresentava um grande nó viário.