01 (1)
Bosque Zaninelli vira a Floresta Encantada Electrolux durante o período natalino: atração gratuita para toda a família (Foto: Franklin de Freitas)

Um dos lugares mais lindos para se conhecer em Curitiba, o Bosque Zaninelli, localizado no bairro Pilarzinho, fica ainda mais mágico neste final de ano. É que o espaço se torna nos próximos meses a incrível Floresta Encantada, uma atração natalina promovida pela Electrolux que oferece diversão para a toda a família, com oficina de decoração natalina, cenografia iluminada e uma apresentação teatral com direito a projeções de imagens no grande paredão de pedra do bosque. E tudo de graça.

O Bosque Zaninelli é uma área em Curitiba que por décadas serviu para a exploração de granito, atividade que deu origem a um grande paredão de pedra e aos lagos existentes no local. Após o fim da mineração, a área verde do local regerou-se naturalmente e o espaço acabou virando, em 1992, um bosque, um espaço público onde por anos funcionou a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e hoje funciona a Escola Municipal de Sustentabilidade.

Normalmente, a entrada do bosque (uma passarela de madeira recoberta por um túnel vegetal que desemboca em frente à pedreira, onde há um grande lago cercado de mata nativa) já é uma atração à parte do local. Com a magia natalina, isso se reforça ainda mais na Floresta Encantada, por conta de toda a cenografia iluminada – que rende lindas fotos e vídeos, especialmente ao cair da tarde (quando começa a escurecer, por volta de 18h30).

Numa das margens do lago (com aproximadamente 120 metros de extensão) foi ainda colocada uma grande árvore de Natal, enquanto ao espelho d’água fica o mirante e o auditório ao ar livre. É nesse auditório, inclusive, que será apresentado duas vezes por semana, até a semana do Natal (confira a programação abaixo), o espetáculo “Floresta Encantada, o brilho da noite de Natal”, que mistura teatro com projeção no grande paredão de pedra do bosque. A peça, com direção artística da paranaense Rafa Goede, é encenada por uma companhia de atores da própria cidade de Curitiba, fomentando a cultura local.

“Somos parceiros da realização do Natal de Curitiba desde 2018, fizemos na Praça Santos Andrade muitos anos com a roda-gigante, no Mercado Municipal na época da pandemia, já decoramos o Parque Tanguá… Pra gente é super importante participar dessa festa, entregar esse presente para os curitibanos e os turistas que visitam Curitiba”, destaca Rodrigo Tomás de Oliveira, gerente de brand experience da Electrolux, ressaltando ainda a importância da marca estar presente no mesmo espaço onde funciona a Escola Municipal de Sustentabilidade.

“Sustentabilidade é um pilar muito relevante pra Electrolux, algo que vemos na prática em nosso dia a dia, tanto dentro da indústria como na oferta de produtos. Os nossos produtos, por natureza, já são desenvolvidos pensando em entregar sustentabilidade, então a gente parte desse conceito de sustentabilidade para estar aqui”, reforça ele.

Magia desde a entrada

Quem chega ao Bosque Zaninelli começa a se encantar antes mesmo de adentrar o parque. É que logo na entrada do espaço (que também está decorada) foi montada uma oficina de enfeites de Natal com tecidos que seriam descartados no meio ambiente, que funcionará nos mesmos dias em que houver espetáculo. A ideia é que a iniciativa se espalhe, numa onda de sustentabilidade, e para que isso aconteça foram disponibilizados QRCodes para quem quiser baixar o modelo de confecção para produzi-los com a família ou amigos.

“O pessoal vem aqui, cria o seu enfeite, monta ele, e depois pode pendurar na árvore que temos aqui ou levar para casa, colocar na sua própria árvore ou dar de presente. A ideia é fazer essa ideia girar, se reproduzir”, explica Amauri Greco, coordenador da oficina, comentando ainda ter se surpreendido com o público que participou dos primeiros dias de ação, não só pela quantidade, mas também pelo perfil.

“Uma coisa que me chamou a atenção é que eu imaginava que teríamos aqui mais um público infantil. Naturalmente, estamos vendo muitas crianças, mas vem um público de todas as faixas etárias visitar e mesmo aqui na oficina acaba todo mundo entrando na brincadeira. E a ideia é essa mesmo, né?! O espírito natalino não tem idade, a ideia é que todo mundo faça, todo mundo se divirta”, diz.

“Vale muito a pena visitar Curitiba no Natal”

A Floresta Encantada Electrolux foi inaugurada na sexta-feira (24 de novembro) e recebeu centenas de visitantes logo nos primeiros dias. No sábado (25), por exemplo, quase faltou espaço para quem queria acompanhar o espetáculo – para quando houver maior demanda, inclusive, há possibilidade de serem realizadas sessões extras da peça para que todos possam ter a experiência completa.

Um dos visitantes que esteve no local foi Isabella Decolin, que visitou o Bosque acompanhada da tia e afilhada. A prima dela, inclusive, tem medo de altura e estava receosa em subir até o mirante. “Mas quando saímos da ponte e chegamos no lago com a árvore, ela ficou em choque. Está tudo bem bonito, bem bonito. O caminho [até o lago] é incrível e fica ainda melhor quando está mais escuro”, comenta ela, contando ainda que a menina acabou enfrentando o medo e subiu até o mirante – e também gostou do que viu de lá de cima.

Já Divanil Urbano, de 52 anos, veio de Sorocaba (SP) para Curitiba com um grupo de 18 estudantes de uma escola técnica, o Centro Paula de Souza. Eles chegaram no sábado de manhã na capital paranaense e passaram o dia visitando várias atrações natalinas pela cidade. O espaço que mais gostaram, no entanto, foi o da Floresta Encantada Electrolux.

“Todos ficaram muito surpresos aqui. Todo o espaço ficou muito bonito, realmente, e a decoração ainda harmoniza com a música, tem toda a beleza do local já, da sua natureza e arquitetura… E essa iluminação foi muito bem preparada, está incrível”, disse ele. “O espaço que eu mais gostei de visitar foi aqui. Para quem ainda não conhece, saiba que vale muito a pena visitar Curitiba na época de Natal”, complementa.

Serviço:

Floresta Encantada Electrolux
Local: Bosque Zaninelli, Escola Municipal de Sustentabilidade, Curitiba
Data: Decoração montada do dia 22 de novembro a 07 de janeiro – todos os dias
Programação do teatro e workshop: dia 23 de novembro a 23 de dezembro
(23 a 26 de novembro, 02 e 03 de dez, 09 e 10 de dez, 16 e 17 de dez e 22 e 23 dez)
Horário: Atividades das 16h às 18h | Peça das 19h30 às 20h
Preço: Gratuito