Mais de 200 pessoas continuam desabrigadas em Almirante Tamandaré

Prefeitura divulgou balanço de três dias de atendimentos

Da Redação Bem Paraná

A Prefeitura de Almirante Tamandaré divulgou nesta tarde um balanço dos três dias seguidos de chuva no município. Desde a primeira ocorrência, às 15h30 de segunda-feira até o meio dia desat quarta (16), a Defesa Civil do município foi acionada juntamente com o Bombeiro Comunitário para atender 101 ocorrências de inundações bruscas, enxurradas, deslizamentos e soterramentos.

Cerca de 588 residências foram atingidas, sendo que dessas 582 foram danificadas pelos deslizamentos de terra ou enxurradas. Seis casas foram destruídas. Aproximadamente 2.940 pessoas foram afetadas no município. Dessas, cinco ficaram levemente feridas, três enfermas e uma morta. 270 pessoas estão desabrigadas e 2.670 foram desalojadas, sendo que a maioria dessas já retornou as suas residências. As pessoas desabrigadas foram acomodadas em casas de parentes ou amigos.

As áreas mais afetadas foram os bairros: Tanguá, Monte Santo,  Jardim Alvorada, centro, Jardim Roma, Parque São Jorge, bairro Bonfim e Vila Marta. A Defesa Civil, juntamente coma Prefeitura Municipal mantém dois abrigos, um na Escola São Miguel no bairro São Miguel e no salão Paroquial da igreja do Tanguá.  A Secretaria de Ação Social e a Secretaria da Criança e do Adolescente mantém assistidas as famílias desabrigadas com alimentação, produtos de higiene e limpeza, cobertores, colchões e roupas. 

Para prestar auxílio às pessoas afetadas, o Prefeito Vilson Goinski decretou uma força tarefa até o dia 15 de março para que todas as secretarias trabalhem de forma articulada, juntamente com a Defesa Civil do município. O Prefeito Vilson Goiski também já autorizou a compra emergencial de colchões, cobertores e cestas básicas para as famílias afetadas.  Equipes da Secretaria de Obras também estão atuando na limpeza de ruas, drenagens e desentupimento de bueiros.

A Defesa Civil do município se coloca a disposição dos moradores afetados pelo telefone (41) 36991232. As pessoas que necessitam de auxilio ou desejam realizar doações, podem entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) pelo telefone (41) 3699-5501.