Marcha pela Diversidade (Franklin de Freitas)
Franklin de Freitas

Curitiba foi palco, neste domingo (25), da 6ª edição da Marcha pela Diversidade, evento que reuniu milhares de pessoas desde a Praça 19 de Dezembro, até a Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico.
Neste ano a Marcha teve como tema “Uma história de orgulho” para homenagear figuras da cidade que ajudaram a consolidar a cena LGBTQIA+.

O trajeto tradicional desceu pela Avenida Cândido de Abreu com dois trios oficiais, o Trio Principal e o Trio Trans. Em todos os palcos e trios foram feitas atrações e, em atenção às medidas de segurança, os trios oficiais não tiveram ballet ou dança, apenas DJs.



Segundo os organizadores, esta edição, que ocorreu 10 anos após a legalização do casamento homoafetivo no Brasil, veio lembrar que, para construir o futuro, é necessário olhar (e celebrar) as conquistas do passado.

Por causa da Marcha, diversas ruas da região tiveram bloqueios ao longo do dia, seja para a concentração, que começou às 10 horas, para a marcha e depois com as apresentações no palco em frente ao Palácio Iguaçu. O evento se encerraria às 20h.

A marcha está se consolidando como um dos maiores eventos da comunidade LGBTQIA+ no Paraná.
Neste ano, a marcha foi sendo organizada pelas ONG Grupo Dignidade, Aliança Nacional LGBTI Curitiba, Coletivo Cássia e União Nacional LGBT Paraná. Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+.
Até o fim do ano Curitiba ainda deve ter outro evento, a Parada da Dignidade.