Dia chuvoso em Curitiba (Franklin de Freitas)

O primeiro dia de março chegou a Curitiba com chuva fraca, céu nublado e temperatura amena. A temperatura mínima registrada nesta sexta-feira, 1º de março, foi de 20ºC. A máxima prevista é de 26ºC.

O amanhecer no Paraná chegou com nebulosidade especialmente entre porções ao norte e leste, mas sem chuvas importantes no momento.

Temperaturas mais elevadas a noroeste, com 23 ºC em média, enquanto no extremo sul do Paraná, os valores são os mais baixos, com 18 ºC, em média,

Esse primeiro fim de semana de março deve ser de calor e poucas chuvas em boa parte do país. Segundo o Climatempo, os próximos dias devem seguir a tendência esperada para o mês de tempo abafado e com chuvas abaixo da média.

A região central do país deve registrar as temperaturas mais altas no fim de semana. Em algumas cidades do sul do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, as máximas devem ficar próximas aos 40ºC. (veja abaixo como ficam as temperaturas em todas as capitais)

Como fica o tempo em março
O último mês do verão deve ser de altas temperaturas em todo o país. Além das altas temperaturas, a umidade elevada vai favorecer o tempo abafado em boa parte do Brasil.

Segundo os meteorologistas, não está descartada a ocorrência de novas ondas de calor – em especial por conta da entrada de massas de ar quente vindas de países vizinhos como Argentina e Paraguai.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê um mês com chuva abaixo da média em grande parte do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. A previsão é de pancadas mais pontuais no Sudeste.

As principais tendências para o mês de março, segundo o Climatempo, são:

Calor em boa parte do país, com umidade favorecendo condições de tempo abafado;

Possibilidade de ondas de calor em áreas do Sul, Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo;

Maior frequência de entrada de frentes frias no país. A previsão é da aproximação de três ou quatro sistemas ao longo do mês;

Pancadas de chuva características do verão na Grande São Paulo, no Rio de Janeiro e na Grande Belo Horizonte, especialmente na primeira quinzena do mês;

Volumes elevados de chuva no norte e leste de Minas Gerais, Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e interior do Nordeste;

Chuvas mais irregulares no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul;

Região amazônica com chuvas abaixo da média, com recuperação lenta e gradual do nível dos rios.