Daniel Castellano-SMCS – Mercado Municipal jamais abriu no Dia Internacional do Trabalho: objetivo é compensar dias fechados

No ano em que completa o 63º aniversário, o Mercado Municipal de Curitiba abrirá as portas em um feriado de 1º de Maio, Dia do Trabalho, pela primeira vez na sua história. As lojas do mais tradicional local de compras da capital funcionarão normalmente, das 8h às 18h, como forma de compensar minimamente tantos dias parados por conta dos períodos de lockdown na cidade. A data marca ainda o início da campanha de Dia das Mães, que terá sorteio de um prêmio especial, para celebrar a data.

Naturalmente, o sábado é o dia de maior movimento na semana, lembra Cleverson Schilipake, presidente da Ascesme. “Optamos por abrir nossas portas ao público nesta data, para maior comodidade e opção de compra para os clientes, assim como garantir um dia a mais de vendas aos nossos comerciantes, que sofreram bastante com os períodos de lockdown”.

Mas, durante o feriado do Dia do Trabalho, a maior parte dos serviços municipais não funciona. A cidade segue em bandeira laranja de alerta médio contra a Covid-19.

as Unidades Básicas de Saúde ficam fechadas amanhã. Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) abrem 24 horas. As linhas de ônibus funcionam com tabela de domingo. As feiras têm ponto facultativo. Armazéns da Família ficam fechados. A coleta de lixo orgânico não funciona.

Ação solidária

Uma ação solidária, de trabalhadores para trabalhadores. Esta será a marca do Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, 1º de maio, deste ano no conjunto habitacional Sabará,bairro São Miguel. em Curitiba. Cerca de 500 cestas de alimentos e 100 cargas de gás serão doadas a famílias em situação de vulnerabilidade do bairro da região sul da capital. No mesmo dia, um mutirão de plantio vai marcar a inauguração da agrofloresta Papa Francisco, no Centro de Integração Social Divina Misericórdia (CISDIMI).

Já as Centrais Sindicais, pelo segundo ano consecutivo, farão o ato do Dia Internacional do Trabalhador no formato virtual. Neste momento em que o Brasil ultrapassa 400 mil mortes por Covid-19, o tema é 1° de Maio pela Vida – Democracia, Emprego e Vacina para Todos.