Anticiclone pode causar novo recorde de frio em Curitiba

Redação Bem Paraná
0cf1

(Valquir Aureliano)

Nesta quarta-feira (14) há condições para formação de novas geadas no Paraná, mas de intensidade moderada, principalmente entre as regiões do centro-sul, sul, Campos Gerais e Grande Curitiba. À exemplo da terça-feira (13), as mínimas ficam muito baixas, segundo o Simepar. Curitiba, que já registrou a menor temperatura do ano, ontem, 1,4ºC, pode atingir apenas 1ºC, batendo a marca de dia mais frio.

Leia

Terça(13) também foi o dia mais frio no Paraná. Como explica o meteorologista William Max de Oliveira Romão, do Simepar, a queda drástica dos termômetros nesta semana tem relação com um fenômeno climático específico. “Atualmente, nós temos um anticiclone passando por cima do Paraná.

É uma massa de ar de alta pressão que joga o ar frio de níveis mais altos da atmosfera para a superfície. Assim, as temperaturas ficam mais baixas por conta da retenção desse ar”, destaca. Na quinta-feira ainda podem ocorrer geadas, mas desta vez mais fracas e concentradas na faixa Sul do Estado. Na sexta-feira as temperaturas começam a subir e faz calor no fim de semana.

Quando o frio vai embora

Segundo o Simepar, na sexta, a máxima deve chegar a 27 graus em Curitiba, embora a mínima seja de 13 graus. No sábado (17) e domingo (18), as máximas chegam a 28 graus. Toda a semana que vem, as máximas ficarão altas, variando entre 26 e 29 graus e as mínimas entre 13 e 18 graus. E não deve chover.