Franklin de Freitas – “Aeroporto Afonso Pena

Termo comum nas companhias aéreas, milha é uma unidade usada para medir a distância de um voo de um ponto a outro. Mas a partir da década de 1980 esse termo ganhou novo significado e passou a fazer parte daqueles objetos de desejo de muitos. Em 1981 a companhia aérea American Airlines criou um programa que dava milhas aéreas aos passageiros que voavam frequentemente. O programa foi chamado de AAdvantage e permitia trocar estas milhas por passagens grátis.

A partir daí o modelo de premiar o consumidor com descontos pelo uso do serviço oferecido foi aprimorado. Outras aéreas copiaram o modelo e as administradoras de cartão de crédito e bancos adotaram o sistema e passaram a trabalhar em parceria, criando os pontos ou cashbacks. Este último é encontrado em praticamente todo o comércio que oferece pequenos descontos (em forma de dinheiro) para serem usados em compras futuras, mas em determinados espaços de tempo. Para o consumidor, milhas, pontos e cashbacks são sinônimos de dinheiro. Mas, para serem usados, exigem planejamento e conhecimento.

“O grande ganho para as empresas está na possibilidade de você gerar, na perspectiva do consumidor que compensa ele estabelecer uma relação de médio ou de longo prazo com aquela empresa”, explica Sérgio Czajkowski Júnior, especialista em marketing e comportamento do consumidor e professor da UniCuritiba. Em resumo, a empresa vai dando pequenas bonificações para o consumidor, isso tanto na milhagem como no cashback, de maneira fragmentada. Desse modo, o consumidor começa a perceber a vantagem que essa relação de consumo pode representar a médio e longo prazo. “Já para o consumidor, em um momento não muito confortável em termos financeiros, qualquer ganho é importante”, ressalta o professor.

“Milhas são dinheiro e a principal vantagem é baratear o pacote de viagem, mesclando o custo da passagem com milhas e o restante em dinheiro”, resume a turismóloga Kelly Harte da agência de viagens Destinoss.com, de Curitiba.

O primeiro passo para quem quer aproveitar o sistema de milhas é aderir aos programas de fidelidade das companhias áreas que atuam no Brasil: Latam, Azul, Gol, TAP e Aerolíneas Argentinas. Para usufruir do benefício, é preciso que o consumidor se inscreva no site da empresa à qual deseja se associar. “É fundamental não esquecer, na hora de compra das passagens, de fazer a transação pelo sistema de milhagens”, aconselha Napoleão Cortes Neto, 73 anos.

O segundo ponto é escolher um cartão de crédito que ofereça um programa de pontuação e também fazer a adesão ao sistema de transferência desses pontos em milhas. “Eu procuro pagar tudo com meu cartão. Mas, para quem quer viajar é importante fazer tudo com antecedência”, diz.

Qual a melhor opção para o consumidor
A turismóloga Kelly Harte lembra que o sistema de milhas realmente é vantajoso para quem usa bastante, pois as milhas costumam ter um tempo para serem usadas. “Se a pessoa usar bastante o cartão de crédito é vantajoso, pois assim ela consegue acumular bastante milhas. Para quem não usa muito o melhor é optar pela troca por produtos”, diz.

Para quem usa pouco o cartão de crédito a troca de pontos por produtos ou cashbacks. “Já usamos uma vez a pontuação acumulada para comprar produtos”, conta Côrtes Neto. Mas para tomar tal decisão é importante que o consumidor conheça o sistema de pontuação. Ou seja, saber quanto vale cada ponto.

No caso específico dos cartões do Itaú, o consumidor pelo site tem acesso aos dados sobre o programa de pontuação. De acordo com o site no caso do cartão da bandeira MasterCard para cada US$ 1 gasto, o consumidor pode marcar até 5 pontos, dependendo do local onde os gastos são realizados.

O banco ainda oferece a possibilidade de cashbacks. No caso 1000 pontos e cashbacks equivalem a R$ 30 e no sistema de milhagem, cada 1 ponto equivale a 1 milha nos programas Tudo Azul, Smiles ou LatamPass.

Mas essa pontuação e relação não é a mesma para todos os cartões oferecidos pelo Itaú. Cada cartão ofertado pela instituição oferece vantagens diferentes. Do mesmo modo, as exigências são diferentes, passando pela renda mínima exigida para a emissão do cartão e a pontuação dada pelo gasto. Um outro ponto importante é verificar o valor de anuidade cobrado pela instituição.

Procurado pela reportagem, via assessoria, o Itaú respondeu que oferece programas de milhagem e cashback em seus produtos financeiros. Esses benefícios se estendem aos clientes correntistas ou cartonistas que tenham um cartão de crédito elegível além de atender a certos critérios de gastos, no caso, renda.
Ainda conforme o Itaú, os benefícios de milhas e cashback são muito valorizados pelos clientes. Comparando os dois sistemas, o acúmulo de milhas é a modalidade muito popular entre os viajantes frequentes, já que permite que os clientes acumulem milhas aéreas com base em seus gastos e depois as resgatem por passagens aéreas ou upgrades de classe. As vantagens incluem a possibilidade de viagens gratuitas ou com desconto e upgrades em voos.
Já quanto ao cashback, o modelo é muito apreciado devido a sua simplicidade, em que os clientes recebem dinheiro de volta diretamente em suas contas ou como crédito na fatura do cartão. Isso oferece maior flexibilidade, pois o dinheiro pode ser utilizado como o cliente desejar. “Uma vantagem adicional é que o cashback não está restrito a categorias específicas de gastos, como acontece com alguns programas de recompensas. Cada modelo de benefício se encaixa à necessidade e perfil do cliente. Portanto, ambos são complementares”, informa a instituição.

O que são milhas, pontos e cashbacks e como usufruir destes benefícios

O que são milhas?
As milhas aéreas ou pontos em resumo funcionam como uma moeda de troca concedida à clientes de cartões de crédito, viajantes de companhias aéreas e participantes de programa de milhas ou fidelidade de cartões de crédito, correntistas e clientes.

Quais os benefícios de milhas e cashbacks?
Comprar passagens aéreas e pacotes de viagem com desconto ou até 100% do valor só com milhas. Para isso, é necessário que os pacotes/passagens sejam comprados com antecedência.
Uma outra dica importante é fugir de feriados e temporadas quando os valores são mais altos e, consequentemente, as milhas valem menos. Há programas de aéreas que não disponibilizam o benefício nessas datas. Ou seja, o planejamento da viagem é fundamental.
Reservar hotéis, alugar carros e contratar serviços com desconto;
Trocar por produtos ou serviços oferecidos nas lojas participantes dos programas;
Vender milhas em sites especializados e ganhar dinheiro com isso

Como funcionam as milhas?
É essencial saber como funcionam as milhas. Quanto mais próximo da data da viagem, mais caro. Do mesmo modo, as datas de feriado e temporada exigem mais milhas e, como consequências, são mais caras. O segredo é planejar e viajar no contrafluxo, ou seja, procure datas de menor demanda e com antecedência.
Para acumular milhas e utilizar os benefícios é preciso ter um Cartão com Milhas ou Pontos. O cartão de crédito com milhas não é o único modo de juntar milhas ou pontos, mas é o mais conhecido. A outra forma é se associar a um programa de milhagem oferecido por uma empresa aérea.

Qual a diferença entre o cartão que junta milhas e o que junta pontos?
Todos os cartões de crédito que possuem os benefícios de milhas ou pontos podem virar dinheiro para troca de passagens aéreas. A principal diferença entre o cartão que junta milhas e o que junta pontos é que o que junta milhas é acumulado direto em um programa de recompensas de uma companhia aérea.
Já os cartões que ganham pontos também podem virar milhas, mas precisam de uma ação em conjunto entre uma operadora de cartões e um programa de recompensas com a da companhia aérea. Não é automático.

Como as milhas ou pontos são acumulados no cartão?
A cada compra paga pelo o cartão de crédito, o gasto pode ser transformado em milhas ou pontos. Cada cartão tem um valor, estabelecido em dólar para a conversão em pontos.
As principais companhias aéreas que atuam no Brasil, em parceria com os bancos, oferecem produtos específicos para quem quer juntar milhas. Entre os que mais dão milhagens estão: cartão Santader/Addvantage Quartz, Latam Pass Itaú Mastercard Gold, Azul Mastercard Gold, Brasdesco Smiles Visa Internacional, Bradesco Elo Mais Internacional, Bradesco American Express Green Card, BB Smiles Visa Internacional, Cartão C6 Bank e Cartão BTG Pactual Opção Avançada.

Com ter os benefícios dos programas?
Cadastre-se no programa de milhas da empresa aérea. Os programas de milhas são criados pelas companhias áreas, onde é possível acumular milhas ou pontos comprando passagens, produtos nos shoppings do programa de recompensas ou ao cadastrar seu cartão para ganhar milhas.

Quem participa de outros programas de pontos, pode fazer a transferência da pontuação para milhas e aproveitar os benefícios oferecidos nos programas:
LATAM Pass da LATAM Airlines: Oferece cartão de crédito LATAM Pass Itaú;
TudoAzul da Azul Linhas Aéreas Brasileiras: Oferece cartão de crédito Azul Itaú;
Smiles da GOL Linhas Aéreas: Oferece cartão de crédito Smiles pelos bancos – Banco do Brasil, Santander e Bradesco;
AAdvantage da American Airlines: Oferece cartão de crédito AAdvantage Santander;
TAP Miles&Go da TAP Air Portugal: Oferece cartão crédito TAP Miles&Go.

E os programas dos cartões de crédito?
Aproveite o programa de pontos do seu cartão de crédito. Quando o cartão de crédito não um cartão em parceria com algumas das companhias aéreas, ele vai juntar pontos em dos programas destes principais bancos:
Livelo parceria com diversos bancos (Banco do Brasil, Bradesco, entre outros.)
Esfera do Banco Santander; Iupp do Itaú que agora é Itaú Shop;
Átomos do C6 Bank;
Pontos Caixa da Caixa Econômica Federal;
Curtaí do Banco BRB;
Pão de Açúcar Mais do emissor Itaú.

Qual é a diferença de pontos e milhas?
Na prática não existe diferença. Um acumula pontos, chamados de milhas, direto nas companhias aéreas e o outro são pontos dentro dos bancos, que podem virar milhas também.

Cartão que junta milhas ou pontos?
Qual é o melhor?

A resposta está ligada ao seu perfil de consumidor. Se uso muito o cartão de crédito, as milhas são uma opção. Do contrário o uso dos pontos e cashbacks e o mais indicado.
Se a opção é milhagem, busque um cartão de milhas junta as companhias aérea.
Se prefere descontos, a opção são os cartões que não acumulam milhas, mas possuem programa de pontos que podem ser transformados em milhas em transação de transferência entre programas e oferecem cashbacks

Quando fazer uma transferência de pontos para milhas?
Os pontos podem ser trocados por pontos por milhas, mas não é possível transformar milhas em pontos novamente.


Outras dicas importantes para quem quer usar as milhas para viajar

Se a pessoa deseja usar milhas para viagens o melhor é viajar fora de alta temporada e fora de feriados, senão fica muito caro.
-Manter os cadastros nos programas de milhas atualizados.
-Inserir o código de programa de milhagem sempre quando for fazer o check in dos voos, para garantir que vai ser pontuado.
-Usar o cartão de crédito de forma inteligente, buscar cartões que juntam mais, algumas pessoas usam de forma bem estratégica justamente para juntar mais milhas e mais rápido, caso a pessoa tenha interesse em aprender sobre essas estratégias existem cursos no mercado hoje voltado para isso.
Procurar uma agência de viagens que possa auxiliar nesse planejamento de viagem utilizando milhas mais dinheiro.

Quanto vale 1 milha em dinheiro?
Isso depende de onde essa moeda será utilizada. Em média, a milha varia, entre 1 e 4 centavos. No mundo das milhas, geralmente os valores são negociados em milheiro (1.000 milhas), então, o valor do milheiro em reais fica entre 10 e 40 reais.

Quanto vale 1.000 pontos em milhas?
No Brasil, o valor padrão é de R$ 70 para o milheiro (1.000 pontos) em todos os programas de fidelidade, seja de bancos (Livelo, Esfera, etc.), seja das empresas aéreas (Smiles, TudoAzul e Latam Pass).