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(Foto: Copel)

Clientes de Curitiba que estejam em dívida com a Copel agora terão uma oportunidade adicional para evitar o corte da energia. A partir desta segunda, dia 22, equipes autorizadas pela empresa visitarão os clientes para negociar os débitos e evitar o corte de luz. O pagamento poderá ser feito de forma imediata, com uso de máquinas de cartão de crédito e débito. Nos meses seguintes, a prática deve se estender gradualmente por toda a área de concessão da Copel Distribuição.

A implantação ocorre após diversas experiências realizadas em caráter piloto, com bons resultados alcançados. O sistema opera de maneira imediata e gera as contas atrasadas no próprio dispositivo utilizado pelos agentes. Serão aceitos cartões das principais bandeiras, nas funções de débito ou de crédito em até 12 vezes. O cliente ainda pode optar pelo pagamento via PIX pelo aplicativo do seu banco, mostrando o comprovante ao agente de cobrança.

A iniciativa converge com o movimento de flexibilização das negociações com os clientes, procurando facilitar o acesso aos serviços da Copel e atender as demandas específicas de cada perfil. De acordo com o gerente de Arrecadação e Cobrança, Thiago Rodrigues Puchta, a solução é positiva para os clientes e para a empresa. “Esta é uma solução que evita o transtorno gerado pelo corte, algo que é indesejado pelo cliente e por nós. Essa nova dinâmica vai simplificar e tornar mais eficiente a nossa operação”, define.

O serviço será prestado para a Copel pela empresa contratada Meireles & Freitas, que possui experiência na execução da atividade em outros estados brasileiros.

Conheça as regras do corte

Consumidores em dívidas com a companhia elétrica estão sujeitos ao corte já na primeira conta em atraso. A regra da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabelece que é necessária uma notificação por escrito informando sobre o débito e a possibilidade da suspensão, com pelo menos 15 dias de antecedência. Este aviso é rotineiramente inserido nas contas de luz.

As contas em atraso recebem acréscimo de multa, juros e correção monetária, cobrados na conta do mês seguinte ao pagamento. Quando o corte é inevitável, o prazo para religação é de até 24 horas para domicílios em área urbana e de até 48 horas para áreas rurais, contadas a partir da quitação do débito junto à Copel. A religação pode ser solicitada pelo site, aplicativo de celular ou pelo WhatsApp 41 3013-8973.