27dora4
A professora Dora (foto: arquivo pessoal)

Morreu nesta quinta-feira (27) a professora Dora Herderico de Souza, mãe do desembargador José Laurindo de Souza Netto, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Ela tinha 92 anos e estava internada no Hospital Santa Cruz, em Curitiba. A causa da morte não foi divulgada.

Dora Herderico de Souza era viúva do engenheiro e professor João Laurindo de Souza Netto, ex-diretor da Copel e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná. Ela deixa 8 filhos, 22 netos e 22 bisnetos.

Dora vem de uma família de professores. Sua mãe, Heddy Swain Herderico, foi diretora do Instituto de Educação do Paraná e da Escola Alba Guimarães Plainsan por várias décadas. Dora iniciou a carreira como professora do Instituto de Educação do Paraná, em Curitiba, tendo sido aprovada em concurso público em 1º lugar. Também foi diretora da Escola de Música do Instituto de Educação. Ela e a irmã Dóris, que também foi educadora da instituição, influenciaram várias gerações de paranaenses.

“Foi a professora de algumas gerações do nosso Estado! Cumpriu sua missão nesse plano com muito amor”, disse o desembargador José Laurindo de Souza Netto. “Uma pessoa maravilhosa, pianista, cheia de qualidades artísticas”.

O velório será na capela 3 do cemitério Água Verde, em Curitiba. O Sepultamento está marcado para as 16 horas desta sexta-feira (28).