lauro tomizawa
Reprodução Instagram

Morreu o arquiteto Lauro Takuo Tomizawa, aos 82 anos. Natural de Pereira Barreto (1942-2024), interior de São Paulo, Tomizawa morava em Curitiba desde os 14 anos. Era veterano arquiteto emérito do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, arquiteto formado pela Universidade Federal do Paraná.

Trabalhou no IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. Entre as obras que esteve à frente está a primeira pista de skate da Capital, construída na Praça Redentor, conhecida como Pista do Gaúcho, nome emprestado da sorveteira instalada em frente à pista.

“Pesaroso, acabo de decretar Luto Oficial da Cidade de Curitiba, por um dia, pelo passamento do arquiteto Lauro Takuo Tomizawa (1942-2024)”, posto o prefeito Rafael Greca. O município decretou luto oficial de três dias pela morte do arquiteto.

Além da pista do Skate, compôs a equipe de designers ao Farol do Saber – Biblioteca pública e Lan House pioneira à porta das Escolas Municipais. “Isto nos valeu o Prêmio Mundial do Habitat de 1996, dado na Conferência da ONU em Istambul”, relatou Greca.

Como entusiasta da sustentabilidade, do design urbano e dos Parques de Curitiba, idealizou vários equipamentos e peças do mobiliário urbano. “Antes de falecer, ainda fez, nesta minha gestão, o orquídário no jardim do IPPUC, ao lado da bela casa bordada de lambrequins que uso para projetar e despachar”, disse.

Tomizawa estava internado no Hospital Pilar, onde faleceu nesta segunda-feira, 16 de setembro. O velório ocorre na Capela Cemitério Vertical e o sepultamento será as 16h30 no Crematório Vertical.