morre juarez gabardo
Juarez Gabardo, o Juja (Reprodução/UFPR)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do professor aposentado Juarez Gabardo. Nota no site da instituição lembra a atuação do docente na área de Genética.

“É com profundo pesar que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do professor Juarez Gabardo, do Departamento de Genética, ocorrido na manhã desta terça-feira (27), aos 78 anos.

Gabardo foi graduado em Agronomia pela UFPR, em 1970, e atuou como professor na área de Genética, com ênfase em Genética Quantitativa de 1972 a 2018. Foi Chefe do Departamento de Genética no período de 1997 a 2001.

Contribuiu na formação de gerações de agrônomos. Gabardo também ministrou algumas disciplinas optativas para o curso de biologia e outros, sempre com grande dedicação, inovação e espírito crítico. Orientou várias teses de mestrado e doutorado, na área de estatística.

“Juja, como era carinhosamente chamado pelos amigos, foi de uma dedicação ímpar à UFPR. Esteve presente nas ações coletivas de melhora da Universidade Pública. Um exemplo de Professor Universitário. Crítico, mas extremamente afável”, ressaltam professor Mário Pederneiras e amigos do Departamento de Genética.

O velório acontece na Capela 1 do Cemitério Municipal e o sepultamento será às 17h no Cemitério Água Verde.

Enlutada, a Universidade Federal do Paraná presta solidariedade aos familiares e amigos do professor Juarez”, diz a nota.