cedrol
Foto: João Frigério

Um homem de 52 anos morreu na tarde deste sábado (27) após ser atingido por uma linha de cerol na Avenida Juscelino Kubitschek De Oliveira, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

O motociclista em uma Honda Bizz foi atingido pela linha de uma pipa. Segundo testemunhas, ele chegou a parar o veículo e pedir ajuda, mas como perdeu muito sangue com o corte no pescoço acabou morrendo no local. O Samu foi ao local.

Leia mais

Quem soltava a pipa não foi encontrada no local.

O que é cerol

Cerol é uma mistura de cola com vidro moído utilizada em linhas de empinar pipas. Essa mistura, proibida por lei, tem provocado sérios acidentes principalmente com motociclistas, muitos deles com morte. Pedestres, ciclistas, pára-quedistas e skatistas também são vítimas dessa prática.

É crime

A criança que for flagrada fazendo uso desse material deverá ser encaminhada ao Conselho Tutelar, juntamente com os pais, para ser registrada ocorrência, com a devida orientação e advertência à criança e aos pais, encaminhando-se a ocorrência à Promotoria de Justiça da Infância e Juventude para apuração da responsabilidade administrativa dos pais.

Além disso, a legislação prevê que os pais da criança serão processados pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude pela infração administrativa prevista no art. 249 do Estatuto da Criança e Adolescente, por descumprimento ao dever do poder familiar, ou seja, por permitir que seus filhos usem substâncias perigosas e estarão sujeitos ao pagamento de multa de 3 a 20 salários de referência, sem prejuízo de sua responsabilidade criminal e civil.

Se o uso é feito por adolescente, ele será processado pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude por prática infracional e estará sujeito ao cumprimento de medida sócio-educativa, que poderá ser advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semi-liberdade e internação. Caso ocorra morte da pessoa atingida pelo cerol, o adolescente poderá ser apreendido em flagrante.

A simples utilização de cerol em linhas de papagaios já caracteriza, independentemente de qualquer resultado, o crime previsto no art. 132 do Código Penal: expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, com pena de detenção de 3 meses a 1 ano, se o fato não constituir crime mais grave.