olho da araucaria
O Olho da Araucaria (Foto: Daniel Castellano)

O Museu Oscar Niemeyer é conhecido como Museu do Olho. O projeto do arquiteto Oscar Niemeyer representa, sim, um olho, mas com um símbolo do Paraná, a araucária. O olho seria moldado na silhueta da árvore (como o próprio Niemeyer afirmava).

Portanto não é errado dizer que a estrutura chave do museu seja realmente um olho e também uma araucária: é o “olho da araucária”.

https://www.bemparana.com.br/noticias/parana/aniversario-de-curitiba-10-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-a-cidade/

No site do MON, há uma descrição sobre sua história. Veja abaixo:

“Embora projetado em 1967 para ser a sede do Instituto de Educação do Paraná, o edifício principal que hoje abriga o MON passou a ser utilizado para sediar algumas secretarias estaduais assim que inaugurado na década de 1970. 

No ano 2000, começaram as negociações para a transformação do espaço num museu de arte, na gestão do então governador Jaime Lerner.

Em 2001, 23 anos depois de sua inauguração, as autoridades do Estado decidiram transformar a generosa área em museu e, em 22 de novembro de 2002, o edifício deixou de ser sede de secretarias de Estado para se transformar no, inicialmente batizado, NovoMuseu.

O prédio passou por adaptações e ganhou um anexo, popularmente chamado de Olho (devido ao seu formato arquitetônico), ambos de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

Hoje, é considerado o maior museu da América Latina, com cerca de 35 mil metros quadrados de área construída“.

Bem Paraná 41 anos

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.

O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

A matéria acima faz parte do caderno sobre Lugares de Curitiba. Cada canto tem uma história. Cada esquina, um segredo. Curitiba, cidade metrópole, é assim. Com seus 331 anos, diversificada e cheia de causos. E contar as histórias de Curitiba sempre foi uma das missões do Jornal Bem Paraná, desde os idos de 1983, quando nasceu como Jornal do Estado.