No Paraná, 920 pontes, viadutos, trincheiras e passarelas passarão por inspeção

O resultado das inspeções será aproveitado na elaboração de projetos de manutenção e conservação

Redação Bem Paraná com AEN
ponte inspecao

Edital de inspeção de pontes e viadutos da malha rodoviária estadual é homologado. Na foto, Ponte Rio Piquiri, PR 486 (Foto: DER)

O resultado da licitação para inspecionar 920 pontes, viadutos, trincheiras, passarelas, passa-gados e passagens de fauna em rodovias estaduais de todo o Paraná foi homologado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

A empresa Estratégica Engenharia Ltda. foi a vencedora da disputa, com documentos aprovados por pregoeira do DER/PR, e proposta de preço também aceita, no valor de R$ 3.436.496,44. A próxima etapa é a assinatura de contrato, seguida pela emissão de ordem de serviço, que define a data de início das atividades, com prazo de execução de 450 dias.

Além das pontes e viadutos, inspeção passará por outras obras

Além das pontes, viadutos e outras estruturas já mencionadas, classificadas como obras de arte especiais (OAE), a inspeção também será realizada em obras de arte correntes, estruturas de contenção de taludes, e nos dispositivos de drenagem superficial em todas as rodovias estaduais pavimentadas.

O resultado das inspeções será aproveitado na elaboração de projetos de manutenção e conservação, base para a licitação de obras futuras que vão garantir melhor estabilidade e segurança das rodovias estaduais, inclusive contra efeitos climáticos extremos.

O trabalho em campo será feito por três equipes, compostas por um engenheiro, um técnico para operar drone, um auxiliar de campo e um motorista. Uma quarta equipe vai atuar exclusivamente na inspeção de dispositivos de drenagem. As atividades também contarão com apoio de uma equipe técnica específica para esse contrato, atuando na sede do DER/PR em Curitiba.

Obras de arte correntes (OAC) são os bueiros tubulares de concreto ou metal construídos sob as pistas, permitindo a passagem de água de rios e similares. Serão inspecionados o corpo do bueiro, e também a entrada e a saída, chamados de boca do bueiro. A expectativa é de inspecionar e expandir o cadastro atual de 81 para 5.281 OACs.

As estruturas de contenção de taludes incluem muros de gravidade, muros de pedra, muros de solo-cimento ensacado, entre outros, terra armada, solo grampeado e cortina atirantada, executados para garantir a estabilidade de aterros e de cortes das plataformas das rodovias. Essa inspeção vai focar em estruturas independentes de OAEs e OACs, muitas vezes executadas em pontos que passaram por escorregamento de materiais ou outros danos. Neste caso o cadastro é inédito, com expectativa de registrar pelo menos 500 estruturas de contenção.

Por último, os dispositivos de drenagem superficial são as sarjetas, valetas, meios-fios, descidas d’água, dissipadores de energia, caixas coletoras, poços de visita e bocas de lobo, todos destinados à coleta e direcionamento da água da chuva, necessários para evitar seu acúmulo sobre a pista ou espaços laterais. O cadastro também é inédito, sendo realizado em 10.247 quilômetros de rodovias estaduais.