No Paraná, mais de 11 milhões de lâmpadas fluorescentes foram coletadas para reciclagem

Redação Bem Paraná
6f1

Lâmpadas fluorescentes: descarte seguro ( SEDEST-PR)

Desde 2017, a Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus), em colaboração com seus parceiros do Paraná, alcançou um marco significativo: a coleta de mais de 11 milhões de lâmpadas fluorescentes para destinação ambientalmente correta.

Em todo o Brasil, já foram coletadas mais de 43,3 milhões de lâmpadas fluorescentes, ou seja, o Paraná foi responsável por um quarto das lâmpadas coletadas no programa. O plano para os próximos anos é atingir a meta de 60 milhões de lâmpadas coletadas no território nacional.

A associação desempenha um papel fundamental na realização da Logística Reversa de lâmpadas fluorescentes (que contém mercúrio em sua composição), e disponibiliza pontos de entrega em estabelecimentos comerciais que vendem lâmpadas e em algumas Prefeituras e Secretarias de Meio Ambiente em todo o Brasil, para que pessoas físicas descartem de maneira adequada as lâmpadas, evitando a contaminação do meio ambiente.

Atualmente, a Reciclus está presente em mais de 880 municípios, disponibilizando mais de 3,9 mil pontos de entrega. Para encontrar o ponto mais próximo, visite www.reciclus.org.br, clique em “Onde Descartar” e faça uma busca utilizando o CEP residencial.

Desde 2017, a Reciclus atua como entidade gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil. A organização operacionaliza a coleta segura, o transporte e a destinação adequada em parceria com recicladoras e transportadoras homologadas.

O mercúrio contido na lâmpada fluorescente, se descartado incorretamente, contamina o solo, os cursos d’água e os organismos, como a biota aquática.