0cf aves
Observação de aves no Barigui: parque tem grande variedade delas além de pequenos mamíferos (Fotos: Franklin de Freitas)

Em dias ensolarados e até mesmo nos frios, o Barigui é o parque mais visitado pelos curitibanos. Mas poucos sabem que o Barigui abriga uma biodiversidade que vai além das famosas capivaras. O parque também é o habitat de várias espécies de aves.

Para quem deseja conhecer o Barigui sob outra perspectiva, o CuritiAves proporciona uma experiência na natureza através da observação de aves. A Capital possui aproximadamente 400 espécies de aves identificadas, muitas delas presentes no Barigui.

O CuritiAves é uma iniciativa da escola de natureza Marakaiah e oferece visitas guiadas pelo Barigui com o ornitólogo Raphael Santos. O passeio dura uma manhã inteira e busca explorar os cinco sentidos.
Ao final do trajeto, os visitantes têm a oportunidade de saborear um menu exclusivo do restaurante Easy Cheff, com pratos inspirados na Mata Atlântica e na sustentabilidade – com destaque para a salada no formato de ninho.

A observação de aves pode ser praticada por pessoas de todas as idades. A escola possui formação na área, mas o passeio é voltado para iniciantes. Embora o foco seja a observação de aves, alguns mamíferos aparecem no trajeto do Barigui, como o macaco mico e o esquilo.

“A gente começa a observação de aves cedinho no parque, nesse primeiro encontro que é uma introdução mesmo. Não é para pessoas que já são especialistas, se elas quiserem participar também não tem problema, mas a gente tem um foco de divulgar a atividade e trazer as pessoas para viver uma nova experiência”, comenta a veterinária e fundadora da escola Marakaiah, Débora Pacheco.

De acordo com o ornitólogo Raphael Santos, algumas espécies observadas no Parque Barigui são: pica-pau-dourado, pica-pau-de-banda-branca, birro, tucano-de-bico-verde, surucuá-variado, maitaca-verde, gaturamo-rei, cisqueiro, grimpeiro, chupa-dente, gavião-pega-macaco, saracura-do mato e outros.

O que é observação de aves?
A observação de aves é uma atividade recreativa que envolve observar e identificar aves em seu habitat natural. A prática é conhecida em todo o mundo, sendo mais recorrente em países da Europa e do Reino Unido.

Os observadores de aves, ou birdwatchers, utilizam binóculos, câmeras e guias de campo para identificar as espécies de aves e aprender sobre seus comportamentos, cantos e habitats.

Além das instruções do ornitólogo, observadores iniciantes contam com um guia para auxiliar na identificação das espécies. O Wikiaves é uma das ferramentas de enciclopédia on-line utilizadas durante a observação.

O CuritiAves oferece um guia de mão com ilustrações das espécies, pois, segundo Débora Pacheco, a ideia é que o visitante aproveite o momento presente, sem outras distrações. Mas, é claro, isso não os impede de registrar o momento por meio de fotos. A atividade proporciona benefícios como contato com a natureza, exercício físico, alívio do estresse e aprendizados sobre o meio ambiente.

CIDADES-AVES-FRANKLIN-2

Como encontrar aves?
O principal requisito para observar as aves é estar atento, pois elas podem aparecer em qualquer lugar. A observação vai muito além de ver as aves; ao caminhar pelo trajeto do Barigui, por exemplo, os sons que elas emitem ajudam a perceber que elas estão por perto, embora estejam escondidas.

Para auxiliar na observação, o ornitólogo inicia uma “conversa” com as aves. A técnica é feita com um playback, que é o som de uma espécie que acaba atraindo a outra. No entanto, é recomendável que a técnica seja feita por especialistas, porque pode causar disputa de território entre os passáros.

No início da manhã as aves estão mais ativas. Os passeios também ocorrem quando o tempo está chuvoso. De acordo com Débora Pacheco, que participa de todas as observações, os pássaros não ficam escondidos quando está chovendo.

Piraquara
Observação de corujas

A escola de natureza Marakaiah está organizando uma observação de corujas no dia 9 de agosto a partir das 17h. A atividade será no Canal Aventura Bike Park, em Piraquara. Também será realizada observação de aves no mesmo local, no dia 10 de agosto, às 7h30.

Serviço
CuritiAves

Funcionamento: pode ser realizada durante todos os períodos do ano, mediante agendamento
Local: Parque Barigui e restaurante no Jardim Botânico
O que a experiência inclui: visita guiada no Parque Barigui, observação de aves, coffee break e almoço completo
Preço: R$ 390,00
Agendamento: (41) 99165-2428