Nova frente fria derruba temperaturas em 10ºC em Curitiba e 32 cidades e do Paraná tem alerta de tempestades

Ana Ehlert e Simepar
Alerta amarelo de tempestades no Paraná

Alerta amarelo de tempestades no Paraná

Uma nova frente fria esta avançando pelo Brasil nesta terça-feira, 25 de junho, e parte do Paraná tem alerta para tempestades. Com isso, as temperaturas devem cair ao menos 10ºC nas máximas das capitais do Sul. Em Curitiba, onde foi registrada a máxima de 27º nesta segunda-feira, 24 de junho, hoje os termômetros não passam dos 16ºC.

Essa frente fria avança porque aquele bloqueio atmosférico que atuava no começo do mês perdeu força. Com isso, as frentes frias comuns a essa época do ano avançam com mais facilidade e trazem mais frio que chuva.

Leia mais no Bem Paraná:

Paraná tem novo alerta para tempestades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou aviso de alerta amarelo para tempestades nesta terça-feira, 25 de junho. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.

Confira os municípios em alerta no Paraná:

Áreas atingidas

Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Sudoeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense, Norte Catarinense

Primeira frente fria que avança no Paraná

Por ser a primeira frente fria que consegue avançar pelo bloqueio, o alívio não deve ser duradouro, e volta a esquentar na quarta-feira (26). Com isso o tempo vive uma gangorra durante essa semana, pois na quinta deve voltar a esfriar por causa de uma nova frente fria. Na sexta volta a esquentar de novo.

O Inmet alerta para o declínio de temperatura que deve ser observado nos estados do Sul do país. Nos próximos dias, a queda pode ser superior a 5°C no sul do Rio Grande do Sul. Entre a região central do estado e todo o estado de Santa Catarina, a diminuição deve ficar entre 3°C e 5°C.

Frio volta no fim semana no Estado

No fim de semana, a expectativa é que o frio retorne. A frente fria prevista para o fim de semana é mais forte, e o ar frio dela deve ficar mais tempo por aqui. Os efeitos dela devem durar ao menos até quarta ou quinta da próxima semana, segundo o Climatempo.