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Trecho da concessão na BR-277, entre Curitiba e o Litoral (Divulgação EPR Litoral Pioneiro)

As concessionárias de estradas pedagiadas do Lote 1 e Lote 2 completaram seis meses de operação. As empresas assumiram as concessões no final de fevereiro e ontem divulgaram balanços das atividades neste período.

A Via Araucária, empresa responsável pelo Lote 1 de rodovias paranaenses, atende 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais, incluindo trechos que cortam a Grande Curitiba, como a BR-277 no sentido Ponta Grossa.

A EPR Litoral Pioneiro responsável pelo Lote 2, abrange a BR-277, entre Curitiba e o Litoral do Paraná, e trechos que ligam a Capital ao interior. São 605 quilômetros de rodovias das regiões do Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro .

O balanço da Via Araucária mostra que nestes seis meses foram realizados 8.526 assistências relacionadas a panes mecânicas, 1.109 atendimentos a sinistros de trânsito, 182 remoções por guinchos e 1.409 atendimentos clínicos.

Nos primeiros seis meses, a Via Araucária realizou diversas obras de manutenção e melhoria nos trechos administrados. Foram recuperados 657 quilômetros de pavimento, utilizando quase 200 mil toneladas de asfalto convencional e 9 mil toneladas de asfalto borracha. As obras contaram com a participação de 481 colaboradores e mais de 250 equipamentos e máquinas.

No total, 809 toneladas de resíduos foram removidas ao longo dos 473 quilômetros de rodovias administradas.

EPR Litoral Pioneiro

O balanço da EPR Litoral Pioneiro mostra que em seis meses a concessionária atuou na recuperação da trafegabilidade das rodovias. Foram 50 mil toneladas de materiais utilizados para a recomposição do pavimento e quase 2 mil novas placas de sinalização implantadas.

Entre as principais entregas realizadas pela concessão está a solução definitiva na encosta do km 40 da BR-277, no sentido Paranaguá, ponto onde foram registrados deslizamentos antes do início da concessão. Depois de uma estratégia emergencial, uma complexa solução de engenharia eliminou o risco de novos deslizamentos no local, trabalho que recebeu mais de R$ 3 milhões de investimento.

Com apenas seis meses de operação, a Via Araucária está na fase inicial dos serviços previstos no contrato de concessão firmado junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Essas atividades de conservação continuarão até o início de 2025.

O Lote 1 das concessões engloba 473 quilômetros das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427 que passam por Curitiba, Região Metropolitana, Região Centro-Sul e Campos Gerais.

O Lote 2 envolve 605 quilômetros das rodovias BR-153, BR-277 e BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 em trechos que passam por Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro.

Trecho da BR-116 na Grande Curitiba terá obra de reconstrução do pavimento

A Concessionária Arteris Régis Bittencourt inicia obras de reconstrução do pavimento na BR-116, em Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba. As intervenções ocorrerão diuturnamente, do meio-dia às 6h, entre os dias 2 e 5 de setembro. A atividade acontece na altura do km 25 da pista Sul (sentido Curitiba), na faixa da direita, om interdição de forma ininterruptas da faixa da direita durante todo o período.

A concessionária segue monitorando as condições climáticas, e caso necessário, reprogramará as atividades para a semana posterior. Durante a realização das atividades, o trânsito segue apenas pela faixa da esquerda. Em razão das intervenções ocorrerem, também em período noturno, a sinalização estará reforçada nos locais de obras.

A concessionária alerta os motoristas para que transitem com cuidado, especialmente nos locais de obras, sempre obedecendo a sinalização e as leis de trânsito.

Para que o pavimento tenha maior qualidade e traga mais conforto ao usuário, a solução proposta pela concessionária terá intervenções mais profundas na pista — com remoção do asfalto e camadas inferiores, para posterior recomposição. A profundidade das intervenções pode variar de 50 cm até 75 cm — dependendo das condições apresentadas durante a escavação no trecho em obras.