PEDAGIO
Novas concessionárias de pedágio assumiram no dia 28 de fevereiro (Franklin de Freitas)

As novas concessões de rodovias no Paraná acabam de completar os 100 primeiros dias de trabalhos. A Via Araucária e a EPR Litoral Pioneiro, responsáveis pelos Lotes 1 e 2, que incluem trechos que cortam a Grande Curitiba, Litoral e interior do Estado, assumiram no dia 28 de fevereiro.

Nestes primeiros 100 dias de concessão, as duas concessionárias realizaram juntas mais de 27 mil atendimentos, de panes mecânicas a atendimentos médicos, de ocorrências com animais a incêndios nas margens das rodovias.

Mas o que mais demandou atenção das empresas foi o socorro mecânico. Foram quase 12 mil ocorrências atendidas.

“Ainda há muito trabalho a ser feito, mas não podemos deixar de destacar a importância dos serviços emergenciais e essenciais que executamos nestes primeiros 100 dias. O trabalho inicial já começa a trazer reflexos positivos”, afirma o diretor presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira.

A EPR Litoral Pioneiro divulgou um balanço com os 100 primeiros dias de tabalho com 15,7 mil ocorrências atendidas, sendo 6,4 mil panes, 2,5 questões operacionais, 391 atendimentos com ambulâncias, 33 combates a incêndio e 1.661 acionamentos de guincho.

A EPR é responsável por 605 quilômetros das rodovias BR-153, BR-277 e BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 em trechos que passam por Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro.

Já a Via Araucária fez 11.424 atendimentos: 719 acidentes, 5.428 socorros mecânicos, 890 socorros médicos, 570 ocorrências com animais, 155 incêndios e 3.662 outros atendimentos.

Ela é responsável por trechos na BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427 que passam por Curitiba, Região Metropolitana, Região Centro-Sul e Campos Gerais.

Serviços feitos incluem luzes e tapa-buracos

Nos primeiros 100 dias de concessão, a EPR Litoral Pioneiro já investiu R$ 124,3 milhões em obras, melhorias e manutenção. 20 passarelas foram totalmente recuperadas, ganharam nova iluminação, pintura e recuperação das estruturas danificadas e corroídas por falta de manutenção nos últimos anos.
A Concessionária ainda tapou quase sete mil buracos, aplicou asfalto novo em 40 quilômetros de faixas e reinstalou cinco mil metros de defensas metálicas. Também roçou cinco 5 mil quilômetros de margens das rodovias, retirando mais de 190 caminhões carregados de rejeitos vegetais e resíduos sólidos.

A Via Araucária restaurou 411 km de vias, mais de 9 mil tapa buracos, mais de 100 mil serviços de sinalização nas vias, entre colocação de tachas e pintura, limpeza e drenagem e recuperou 20 pontos de erosão.

A Via Araucária e a EPR Litoral Pioneiro vão realizar obras de melhorias que somam mais de R$ 30 bilhões ao longo dos próximos 30 anos. Neste período, elas também deverão prestar serviços de manutenção e atendimento aos usuários em mais de mil quilômetros de rodovias que compõem os dois trechos.