7f1
CBMPR

Neste ano o Paraná registrou 12.248 incêndios florestais. Só em setembro foram 2.233 ocorrências — mais que o dobro das ocorrências no mesmo mês ano passado: 924. A ausência de chuva volumosa por longos períodos associada às altas temperaturas fez o número de casos disparar.

Para reforçar o combate aos incêndios, está previsto para a próxima terça-feira (8) o início do treinamento que vai formar 600 novos brigadistas para atuar em casos de incêndios florestais no Paraná. A Força-Tarefa de Combate a Queimadas vai formar servidores de 100 municípios que possuem ou estão localizados no entorno de Unidades de Conservação (UCs). A ação integra o investimentos de R$ 24 milhões do Governo do Paraná em ações de prevenção e combate a incêndios.

Desde o começo de setembro, o Estado está em situação de emergência decretada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior por causa da estiagem que atinge todo o Paraná. De acordo com o Simepar, o mês de outubro deve manter a tendência de tempo quente e seco.