Franklin de Freitas

As equipes de resgate da Força Aérea Brasileira (FAB) retomaram as buscas pelo avião que desapareceu no Paraná nesta segunda-feira, 3 de julho, nesta manhã de terça-feira, 4 de julho. A procura pelo bimotor está concentrada na região serrana, de Mata Atlântica, entre os municípios de Guaratuba e Morretes, no litoral do estado.

Trajeto

O bimotor decolou de Umuarama, no noroeste do estado. As informações apuradas junto ao Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar no Paraná (BPMOA), são de que o destino era Paranaguá, no litoral do estado.

Tripulantes e passageiros
Três pessoas estavam na aeronave: o piloto e dois passageiros. O governo do Paraná confirmou que os passageiros são servidores do Poder Executivo. Apesar de não informar oficialmente os nomes deles e cargos, a reportagem apurou se tratar de Heitor Guilherme Genowei Júnior e Felipe Furquim. O piloto da aeronave é Jonas Borges Julião.

Tipo de avião

A aeronave desaparecida é uma Piper Arrow, modelo PA-28R-200. Não há mais detalhes sobre a propriedade da aeronave e tampouco informações sobre o que ocorreu com a aeronave, se caiu ou teve outro destino. Até o momento, as autoridades dão conta de que o avião desapareceu.

Horário do último contato
Segundo informações iniciais, os bombeiros afirmaram que a aeronave desapareceu do radar às 10h14min. As últimas coordenadas dão conta de que avião estava próximo a Serra da Prata, em Guaratuba, no litoral do Paraná. A previsão de chegada do avião bimotor era 10h24, em Paranaguá, como não apareceu, às 14 horas o Corpo de Bombeiros recebeu a informação sobre o desaparecimento da aeronave.

Equipes de resgate

A busca pela aeronave foi iniciada pelos bombeiros que mobilizaram duas equipes de busca terrestre, uma por Guaratuba e uma por Morretes, para reconhecimento do local. As buscas contaram com apoio ao Centro Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) com helicópteros do BPMOA e da Casa Militar.

Como nada foi encontrado, o serviço passou a contar com a ajuda de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que veio de Campo Grande (MS). A FAB informou que o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero) está responsável por coordenar as buscas aéreas. Foram ainda utilizada câmera com infravermelho para tentar detectar sinais de calor na mata.

Área de procura
As buscas estão concentradas na região conhecida como São Leopoldo, entre os municípios de Guaratuba e Morretes. A área de Mata Atlântica é serrana, com floresta densa e fechada.

Socorro
O piloto não acionou o ELT, sigla em inglês para Transmissor de Localizador de Emergência, para pedir socorro antes de desaparecer.