O que você acha do seu bairro? Em Curitiba, 84% da população avalia como bom ou muito bom

Pesquisa feita por startup revela que tranquilidade e segurança são prioridades na hora da escolha

Redação Bem Paraná
CEREJEIRA NA PRAÇA DO JAPAO

Curitibano mostra alta aprovação do local onde mora, segundo pesquisa (Franklin de Freitas)

O que você acha do seu bairro? Grande parte dos moradores de Curitiba aprovam os bairros em que moram, é o que revela uma pesquisa feita pela startup do mercado imobiliário Loft, em parceria com a Offerwise.

A pesquisa revelou que 84% dos moradores de Curitiba avaliam os bairros onde vivem como bons ou muito bons. Aqueles que consideram ruim ou péssimo são apenas 2%.

A Capital paranaense teve a segunda maior aprovação, em comparação com as cinco maiores capitais do Sul e do Sudeste, que também compuseram a pesquisa.

A cidade mais bem avaliada foi Florianópolis, em Santa Catarina, com 88% de aprovação dos bairros.

A pesquisa “Avaliação do Seu Bairro” foi realizada entre os dias 19 e 29 de agosto, com amostra representativa dos moradores de cada cidade. O levantamento tem margem de erro de cinco pontos percentuais, num intervalo de confiança de 90%.

Na hora de avaliar fatores relacionados à infraestrutura dos bairros, os itens mais bem avaliados pelos curitibanos foram o acesso à região (86%) e o transporte público (79%).

Quanto à classe social, também há importante diferença no perfil dos respondentes. Para os membros da classe A, a segurança alcançou aprovação (bom/muito bom) de 73%; na classe C, somente 50%.

Segurança nos bairros e falta de opções de lazer são pontos negativos na pesquisa
Na pesquisa, os curitibanos se mostraram menos satisfeitos com a segurança (58%) e as opções de lazer (53%). Os mais insatisfeitos nesses quesitos são os millennials e a geração Z. Entre os participantes de 18 a 24 anos, apenas 50% avaliam positivamente a segurança. Entre os de 25 a 34 anos, apenas 43% afirmam que as áreas de lazer de seu bairro são boas ou muito boas.

Movimento semelhante ocorreu com a pergunta sobre opções de lazer. “O que buscamos com essa pesquisa é menos uma avaliação da cidade como um todo, o que certamente traria resultados diferentes, mas entender como está o sentimento do cidadão com a região onde ele mora”, afirma o gerente de dados. “Esperamos que seja um importante insumo para a discussão eleitoral deste ano.”

Quando perguntados sobre uma possível mudança de imóvel, metade dos curitibanos afirma que preferiria continuar morando no mesmo bairro.

Outros 35% mudariam de região, mas permaneceriam na mesma cidade
No caso de ter que mudar de bairro, a tranquilidade (68%) e a segurança (66%) aparecem como prioridade entre as características que buscariam na nova vizinhança.

Uma pesquisa feita em junho deste ano pelo Bem Paraná mostrou quais são os bairros mais perigosos de Curitiba. O Centro fica em primeiro lugar. Com relação à taxa de crimes, por exemplo, os bairros São Francisco, Centro Cívico, Batel e Jardim Botânico são os que aparecem logo após o Centro como aqueles que têm uma criminalidade mais presente.

Preferidos
Bairros mais procurados para moradia

Nos últimos anos, Curitiba tem registrado alta valorização imobiliária. Alguns bairros têm sido os mais preferidos. De acordo com um estudo feito pelo DataZAP, os bairros Água Verde (6,66%), Cidade Industrial de Curitiba (5,30%) e Portão (5,16%) são os mais procurados para venda de imóveis residenciais na cidade. No cenário de locação, o Centro (10,57%), lidera o ranking de buscas, seguido por Água Verde (6,17%) e Cidade Industrial de Curitiba (5,64%).

No caso de aluguel também compõe o top 10, os bairros Portão, Boqueirão, Pinheirinho, Novo Mundo, Cajuru, Xaxim e Santa Cândida. Com maior preferência por imóveis de até 50m² (33%), seguida pelas opções de 50m² a 70m² (28%), comportamento semelhante ao identificado em venda..