geadacapa
Geada no Parque Tingui (Valquir Aureliano)

A onda de frio que derrubou as temperaturas em todo o Paraná deve começar a perder força a partir desta terça-feira, 2 de julho. Ao menos é o que mostra o aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e as previsões do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Na quarta-feira, 3 de julho ainda faz um pouco de frio mas a mínima prevista é de 10ºC e máxima de 22ºC para Curitiba.

A segunda-feira, 1º de julho, ainda será de bastante frio no Paraná. A previsão é de que o dia amanheça com apenas 4ºC de mínima em Curitiba. À tarde a máxima deve ficar em 17ºC. No entanto, é possível que a sensação térmica seja e mais frio, uma vez que a previsão é de que o tempo esteja encoberto durante todo o dia na Capital.

Segue com risco para formação de geadas em parte do Paraná, no amanhecer desta segunda-feira. As áreas mais favoráveis no Estado se concentram entre as porções desde o sudoeste, sul e nos Campos Gerais. 

geada

Mais ao norte e oeste do Paraná o dia será de frio, porém menos intenso que o registrado neste domingo. Em Londrina as temperaturas oscilam entre 9ºC, de mínima, e 23ºC, de máxima. Em Maringá, 9ºC e 25ºC. Em Cascavel e Foz do Iguaçu as temperaturas previstas devem ser a mesmas: 7ºC de mínima e 20ºC de máxima.

Domingo foi o dia mais frio do ano

O domingo, 30 de junho, em Curitiba fez jus a afirmação de ser a Capital mais fria do Brasil. Com 1,7ºC de mínima, essa foi a temperatura mais baixa de 2024 e a primeira geada do inverno. Segundo informações do Simepar, os termômetros marcaram 1,7ºC, passando dos 5,3ºC marcados em 30 de maio. Em praticamente todas as cidades da “metade sul” do estado já é o dia mais frio do ano, como mostra o mapa do frio do Simepar.

À tarde, apesar do sol que brilhou em todo o estado, também foi fria. A máxima em Curitiba de 17,9ºC até chegou a ficar acima de prevista que era de apenas 14ºC. Confira como foi o restante do dia no Paraná no mapa do frio.