Onda de frio provoca acolhimento de mais de 2600 pessoas em Curitiba no final de semana.
Onda de frio provoca acolhimento de mais de 2600 pessoas em Curitiba no final de semana. (Sandra Lima/SMCS)

Número de pessoas acolhidas neste final de semana foi de mais de 2.300. Nas noites de sábado (29/6) e domingo (30/6) a Fundação de Ação Social (FAS) intensificou o serviço de abordagem social e acolhimento por conta da onda de frio que tomou conta de Curitiba. Por noite, 1.300 pessoas foram retiradas das ruas para fugirem do frio intenso das madrugadas, quando a temperatura mínima chegou a 1,7ºC.

Com o trabalho intensificado, 1.347 pessoas foram acolhidas nos abrigos municipais no sábado. No domingo, foram 1.322 atendimentos nas 31 unidades disponíveis na capital, onde a população de rua pode se higienizar, se alimentar e se proteger, especialmente à noite, quando o frio é mais severo.

Leia mais no Bem Paraná:

Ao longo do fim de semana, as equipes de educadores sociais realizaram 492 abordagens, das quais 170 pessoas aceitaram o acolhimento, incluindo uma família que foi levada para um apartamento social mantido pela FAS para atender casais com filhos. Apesar do frio intenso, em 300 abordagens as pessoas recusaram o atendimento e preferiram permanecer nas ruas.

Cobertores

Para aqueles que recusaram o acolhimento e estavam com pouca proteção contra o frio, as equipes da FAS distribuíram 110 cobertores. A presidente da FAS, Maria Alice Erthal, ressaltou que, além de distribuírem cobertores e mantas térmicas, as pessoas que recusam acolhimento são monitoradas, principalmente durante a noite. “Nosso objetivo é preservar a vida dessas pessoas, evitando agravos à saúde ou até mesmo a hipotermia, que pode ocorrer quando as temperaturas são inferiores a 8ºC”, explicou.

Das abordagens realizadas, 260 foram solicitadas pela Central 156 – o canal de comunicação da Prefeitura com a população –, e 232 resultaram de busca ativa, quando as equipes da FAS saem às ruas à procura de pessoas desabrigadas. Em 82 solicitações ao 156, as equipes foram ao local indicado, mas não encontraram ninguém.

Durante o fim de semana, duas pessoas foram levadas para unidades de saúde pelos educadores sociais e outras duas necessitaram de atendimento médico do Samu. Além disso, 14 pessoas, até então desconhecidas das equipes, puderam fazer o Cadastro Único, sistema do governo federal necessário para o acesso a benefícios sociais como o Bolsa Família.

Ação contra o frio continua em Curitiba

Com a previsão de continuidade do frio, a FAS manterá a ação intensificada nesta segunda-feira (1/7) e terça-feira (2/7). A Prefeitura pede a colaboração da população para proteger as pessoas em situação de rua, orientando que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessa condição.

Atualmente, a FAS dispõe de 1.549 vagas de acolhimento em 31 unidades, próprias e parceiras, número que pode ser ampliado conforme a necessidade.