nublado ceu
Curitiba tem dia de céu nublado, mas sem chuva nesta terça-feira. (Ana Ehlert)

A terça-feira, 16 de julho, chegou a Curitiba com o céu encoberto, mas sem chuva. A mínima foi de 12,6ºC e a máxima deve ficar em 16ºC, ou seja, uma amplitude térmica de apenas 4 graus. No entanto, com o fim da passagem da onda de frio, a tendência é de que as temperaturas fiquem mais amenas, com frio ainda, mas menos intenso que o registrado nos últimos dias.

De acordo com o canal MetSul, a onda de frio chega ao fim nesta quarta-feira, 17 de julho, e o tempo tende a ficar mais seco e com temperaturas mais agradáveis na segunda quinzena do mês. Em Curitiba, as noites devem ser mais geladas nos próximos dias. Depois, o que deve predominar são temperaturas acima do normal para a época do ano.

Leia mais no Bem Paraná:

As máximas na Capital desta quarta-feira, 17 de julho, até o final do mês devem oscilar entre 18ºC e 27ºC – temperatura prevista para o dia 29 de julho. A previsão e do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

fm-do-mes

Julho não deve ter mais frio intenso

O período mais seco e quente que se projeta, conforme previsão do canal MetSul ocorre após essa passagem de uma primeira metade do mês com de frio persistente e intenso. O que ocorreu no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e algumas regiões de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

Meteorologista do MetSul explica que parte da redução da chuva no Centro-Sul do Brasil nesta segunda metade de julho resulta do padrão da OMJ (Oscilação de Madden-Julian). O fenômeno é uma oscilação de instabilidade que percorre a terra em volta dos trópicos a cada 30 a 60 dias. Nas próximas semanas, o padrão está na fase em que há redução de chuva no território brasileiro.

Samuel Braun, meteorologista do Simepar, afirma que nesta terça-feira, 16 de julho, durante a madrugada havia muitas nuvens sobre o Paraná, mas que as chuvas foram ocasionais e mais entre a região central e o leste do estado, ou seja, nos Campos Gerais, RMC e nas praias.

mapaparana

O dia amanhece com neblina forte em várias cidades, como por exemplo em Foz do Iguaçu e Maringá. Braun ressalta que as temperaturas amenas já foram registradas nas diversas regiões, mas com valores mais baixos no extremo oeste do estado (próximo à fronteira com o Paraguai).

Confira as mínimas desta terça-feira: