A Receita Federal realiza hoje (1) em todo o país, nova operação de repressão ao contrabando e descaminho para combater o comércio ilegal de produtos estrangeiros adquiridos pela internet e remetidos por via postal.  Até ao meio-dia, somente em Curitiba, 200 encomendas tinham sido retidas nos Correios.


 


A operação denominada Leão Expresso III, é realizada com a colaboração da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT e conta com a participação de 198 servidores da RFB.  A inspeção das remessas postais será feita via Raio-X nos centros de distribuição dos correios em 28 cidades.


 



A estimativa é que sejam apreendidos mais de R$ 1 milhão em mercadorias em todo o País. Os responsáveis pelos produtos retidos serão chamados a prestar esclarecimentos. Constada a irregularidade, além de sofrer pena de perdimento da mercadoria, essas pessoas poderão responder criminalmente.


 


O número de fraudes e ilícitos praticados no meio eletrônico é crescente. Inexistência do vendedor, falta de entrega do produto, emissão de nota fiscal falsa são alguns dos exemplos mais comuns de crimes praticados.


 



Antes de realizar uma compra via internet é fundamental para o consumidor buscar o maior número de informações possíveis a respeito do produto e do vendedor, para garantir a segurança de sua operação.


 



Assim como em outras operações comerciais, as que envolvem o comércio eletrônico também necessitam de documentos que comprovem sua regularidade.