bingo outubro rosa
Centro de Oncologia Mackenzie (Divulgação)

Cerca de 130 pacientes oncológicas tiveram uma semana cheia de atividades no Centro de Oncologia Mackenzie (COM), como parte do Outubro Rosa do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), que continua sua programação até o final do mês. Com a participação de entidades voluntárias, entre os dias 10 e 18 de outubro, mulheres que fazem quimioterapia na instituição participaram de ações que mudaram a rotina do tratamento.

Na tarde do dia 10, o coffe break foi diferente, acompanhado de um animado bingo. Como prêmios, canecas decoradas, guarda-chuvas cor-de-rosa e sacolas ecobags, contudo o principal objetivo foi levar divertimento e confraternização. Já no dia 14, a Ong Amigas da Mama presenteou as pacientes com chinelos e kits de maquiagem.

“A união da equipe do Hospital com entidades voluntárias e outros parceiros possibilita uma série de ações tão importantes para mulheres que enfrentam difíceis tratamentos. Elevar o ânimo e a autoestima contribui para este enfrentamento”, diz a gerente do COM, Ester Guedes.

No dia 16, profissionais de estética fizeram maquiagens nas pacientes, para deixá-las com o visual renovado, como a Simone de Fátima Rosa, que trata uma neoplasia maligna de ovário recidivada, desde junho de 2023 no Hospital Mackenzie.

“Estou muito otimista, pois o tratamento acompanha a evolução da doença e os profissionais são maravilhosos, todos eles. A sessão de maquiagem foi fantástica, poder me sentir bonita novamente não tenho palavras para descrever, foi um dos dias mais felizes da minha vida, um pequeno gesto que pra mim marcou muito, saí emocionada”, salienta a paciente.

Na última quinta-feira, dia 17, a equipe de capelania do HUEM entoou louvores junto às pacientes e voluntárias da ONG Embaixadoras do Bem. A programação continua nesta segunda (21/10) e quarta-feira (23/10) com coffee break e palestras. As atividades também contam com a colaboração das Ongs Atitude do Coração, da Igreja Batista Alameda, Atitude na Cabeça e da Igreja Presbiteriana de Curitiba.

Gratidão

A paciente Judith Martínez, de 66 anos, descobriu o câncer há um ano. Ao fazer exame de Papanicolau em um posto de saúde, a médica achou o abdômen muito elevado. Realizou outros exames, biópsia, e foi diagnosticada com câncer de ovário, um tumor de tamanho grande. Após a cirurgia, iniciou o tratamento com quimioterapia no HUEM.

“Já completei 5 sessões de quimioterapia, falta apenas uma, a última. O tratamento está sendo ótimo, apesar das dores e dos efeitos colaterais após cada sessão. Só tenho que agradecer, primeiramente a Deus e, em segundo lugar, a todo o pessoal do Hospital Mackenzie.O pessoal da sala de infusão é muito atencioso, todas são muito carinhosas.

Sobre a sessão de maquiagem, Judith destaca a importância: “me senti feliz. Apesar das dificuldades, foi um momento maravilhoso que nos proporcionaram, a todas nós que estamos passando por esse processo, elevando nossa autoestima e mostrando que sempre podemos seguir em frente. Quero agradecer a todos que fazem esse lindo trabalho”, disse.