chuva forte e raios
Imagem ilustrativa de chuva forte (Foto: Daniel Castellano/SMCS/Arquivo)

A chuva forte desde a manhã desta sexta-feira (23) se mantém sobre o interior do Paraná e chuvas continuam sendo registradas entre o noroeste, oeste, sudoeste, centro-sul e sul da RMC, segundo o Simepar.

De modo geral, as chuvas estão sendo registradas sem descargas atmosféricas (raios) mas com volumes significativos. Dentre os volumes observados, os maiores registros estão entre o oeste e o sul, sendo os seguintes: São Miguel do Iguaçu (35,0 mm) e Palmas (25,8 mm).

Boa parte destas regiões, além do Norte Pioneiro e Grande Curitiba, estão em alerta que varia de laranja (perigo) a amarelo (perigo potencial) para tempestades nesta sexta-feira.

No sábado (24), a frente fria evolui com seu de eixo mais instável, em direção ao oceano, embora ainda mantenha uma condição de instabilidade atmosférica, no Paraná. Chuva e alguns raios, bem como situações localizadas de rajada de vento, não são descartados entre o leste e o norte do estado.

Ar frio e o vento “gelado” deixam a sensação térmica mais baixa do que valores de temperatura medidos nos termômetros, principalmente a partir da noite. Nas regiões mais quentes do Paraná onde nesta sexta a máxima passa dos 30°C, no sábado deve ficar em apenas 18°C.

Em Curitiba o sábado será chuvoso e muito gelado, com mínima de 9°C e máxima de 11°C.

Depois da chuva, fenômeno de geada deve ocorrer áreas mais ao Oeste, Sul e Sudoeste do Paraná

No domingo (25) a intensa massa de ar frio se estabelece sobre o Paraná e aumenta o frio em todos os setores. O potencial para a formação de geadas é maior na microrregião de Cascavel, no Sudoeste e no Centro-Sul.

Segunda-feira (26), com temperaturas bastante baixas com aumento da área para ocorrência de geadas, ocorrendo desde o Oeste, fronteira com a Argentina até a RMC, além dos Campos Gerais, Centro e sul do Norte Pioneiro.