incêndio
Incêndio florestal no Paraná (Foto: Franklin de Freitas)

O tempo seco que o Paraná tem registrado (inclusive com Curitiba registrando o inverno mais quente de sua história) vem resultando em muitos danos ao meio ambiente e também muito trabalho para o Corpo de Bombeiros. Segundo dados da corporação, no mês de setembro foram atendidos, até às 21 horas desta sexta-feira (13 de setembro), uma média de 123 incêndios florestais por dia no estado. Ao longo de todo o ano, o número de ocorrências mais do que dobrou em relação ao mesmo período de 2023.

As informações oficiais, extraídas do Sistema de Registro de Ocorrências e Estatísticas do Corpo de Bombeiros (SysBM), mostram que desde o início deste mês (setembro) um total de 1.604 incêndios de foco foram registrados no estado. No mês passado (agosto), houve outros 2.899 casos.

Na comparação anual, dados impressionantes. Isso porque 2024 já soma 11.573 incêndios florestais entre os dias 1º e 13 de setembro. No ano passado, nesse mesmo período, haviam sido registradas 4.605 ocorrências. Uma diferença de 151,3%.

Temporada do fogo: 3º trimestre concentra maioria dos incêndios florestais

Tradicionalmente, o terceiro trimestre do ano costuma ser o que concentra mais ocorrências de incêndio em vegetação. Prova disso é que, a cada ano, cerca de 10 mil incêndios desse tipo são registrados no estado. E quase metade dos casos (cerca de 4,9 mil registros) se concentram entre os meses de julho, agosto e setembro.

Prevenção

Ajudar a combater essas ocorrências, contudo, é um dever de todos. E para isso, basta seguir algumas dicas de segurança simples. Uma delas é não jogar lixo em terrenos baldios ou qualquer outro lugar inapropriado. Outras são não descartar bitucas de cigarro para fora do carro e não fazer queimadas para limpeza de terrenos.

Caso se depare com um pequeno foco de incêndio (nada maior que uma pequena fogueira), você pode apagá-lo com uma mangueira de jardim ou até com um balde d’água. Mas se o incêndio já ganhou muita altura ou uma extensão avantajada, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros. O telefone é o de número 193 para emergências em todo o território nacional. Na ligação, informe o local, tamanho e direção para onde o incêndio está indo. Também procure um lugar seguro, longe do fogo ou da fumaça, para permanecer.