amanhecer curitiba
Amanhecer em Curitiba; sol chega cedo e promete dia de calor. (Ana Ehlert)

Terça-feira, 10 de setembro, será mais um dia de muito calor em todo o Paraná. A máxima prevista para o Estado é de 36ºC em Guaíra e Umuarama, no Noroeste. Em Curitiba, o calor pode passar dos 30ºC. Com isso, a sequência de dias sem chuvas deixa a umidade relativa do ar em níveis muitos baixos.

O Paraná tem quatro alertas de baixa umidade relativa do ar e de onda de calor, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O mais grave prevê umidade relativa do ar inferior a 12%, nível igual ao encontrado no Deserto do Saara, por exemplo. A região afetada pelo altera vermelho atinge os municípios da região Norte e Noroeste do Estado.

onda-de-calor-e-baixa-umidade

Já nas demais regiões do Paraná, a umidade relativa deve oscilar entre 20% e 12%. Embora seja mais alta, ainda está bem abaixo da recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que oscila entre 40% e 60%.

baixa-umidade

Já nas demais áreas, a umidade deve ficar entre 30% e 20%. Apenas a faixa litorânea do Paraná escapa deste alerta.

baixa-umidade-brasil-pr

O outro alerta é sobre a onda de calor, com temperaturas em média 5 graus acima da média para o período. O alerta é válido até o dia 12 de setembro, quando há previsão da chegada de uma nova frente fria que pode trazer um pouco de alívio momentâneo.

Mudança do tempo começa no Oeste do Paraná

Na quinta-feira, 12, o tempo muda nos extremos Oeste e Sudoeste. Na sexta tem previsão de chuva em parte do Noroeste e no centro-sul, nas outras regiões o calor segue. Mas n final de semana, um sistema frontal rompe esse cenário e a previsão é de chuva em todo o Paraná. Com isso, haverá uma melhoria na qualidade do ar.

As temperaturas caem bastante e domingo, 15, em Curitiba, as temperaturas oscilam entre 11ºC e 156ºC.