nevoa
Tempo seco e nevoa deixam qualidade do ar de Curitiba insalubre. (Luís Pedrucco)

O domingo, 8 de setembro, foi de bastante calor em todo o Paraná. A máxima do dia foi de 39,4ºC, registrada em Capanema, no sudoeste a 574 quilômetros de Curitiba, onde ao calor foi de 33,3ºC. O domingo foi mais fresco nas praias.

Em Guaratuba, a máxima ficou em 25,4ºC e Paranaguá registrou a menor máxima do Estado, com 25ºC, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Secura e vento mantém névoa em Curitiba

Para a segunda-feira, 9 de setembro, o tempo segue estável e com predomínio de sol no Paraná. A massa de ar seco e quente deixa as condições favoráveis ao aumento de risco de queimadas no estado, principalmente em função da baixa umidade e dos altos valores de temperatura no decorrer da tarde.

Além disso, o fluxo dos ventos, em altitude, mantém o transporte de material particulado, ou seja, permanece a névoa provocada pela fumaça das queimadas da Amazônia, Pantanal, Bolívia e Paraguai em direção ao Sul do Brasil.

Neste domingo, a qualidade do ar em Curitiba estava apontada como insalubre por conta da presença de micropartículas resultante da fumaça.

Leia mais aqui:

Em Curitiba o dia começa com 16ºC e deve ir a 30ºC, Londrina faz 20ºC, ao amanhecer, e 35ºC de máxima, 37º em Maringá.