alertas brasil
Alertas de riscos climáticos do Instituto Nacional de Meteorologia. (Reprodução)

Os extremos climáticos que têm assolado o mundo têm reflexos no Paraná. Nesta segunda-feira, 2 de setembro, em que do dia começou com 1,9ºC de mínima em General Carneiro, município do Paraná, o Estado está com alerta triplo para onda de calor e baixa umidade do ar, que atingirão também a Região Metropolitana de Curitiba.

Leia mais no Bem Paraná:

Os alertas amarelos foram emitidos no meio desta manhã pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Um deles alerta para a onde calor que deve seguir válido até o dia 4 de setembro, quarta-feira, quando uma frente fria deve provocar uma virada do tempo, trazendo chuva para alguns municípios.

Áreas afetadas pela onda de calor no Paraná:

Os municípios da metade para cima do mapa do Paraná devem enfrentar calor de até 5 graus acima da média para o período. Norte Pioneiro Paranaense, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Oeste Paranaense, Região Metropolitana de Curitiba.

onde-de-calor

Os outros dois alertas amarelos são para a baixa umidade relativa do ar. Um deles estava vigente desde a última sexta-feira, 30 de agosto, com validade até as 21 horas desta segunda.

umidade-relativa

O outro foi emitido nesta segunda, 2 de setembro, e tem validade até a próxima quarta-feira, dia 4. O alerta atinge basicamente Curitiba e a Região Metropolitana.

curitiba-alerta-amarelo

Os alertas apontam a umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%.