sol quinta2
Cenários diferentes (Mário Akira)

A tarde desta quinta-feira (12) tem vários fenômenos meteorológicos e ambientais importantes registrados sobre o Paraná, e ao mesmo tempo.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a partir de imagem do radar meteorológico, no Sudoeste e Oeste, fronteira com o Paraguai e Argentina e divisa com Santa Catarina há chuva com incidência de muitas trovoadas.

mapa do parana tempo
Mapa meteorológico do Paraná (Reprodução/Simepar)

No setor Noroeste do Estado, divisa com Mato Grosso do Sul o radar mostra as plumas dos incêndios florestais que são registrados na região. As plumas são grandes formações de fumaça provenientes sobretudo de incêndios ambientais.

Nas demais áreas do Paraná o tempo seco e aberto predomina, com altas temperaturas.

Na sexta-feira fatores meteorológicos seguem influindo o tempo

Na sexta-feira (13), a instabilidade segue atuando sobre o Sul do Brasil e avança lentamente pelo Paraná. Além do oeste e sudoeste, também chove no noroeste e no centro-sul paranaense. O risco para tempestades é elevado. Nas demais regiões, o tempo segue estável. Ainda faz calor em muitos setores do estado, mantendo os alertas meteorológicos.

Tempo instável, com chuvas, em boa parte do Paraná no sábado (14). Segue com chuvas na maior parte do Paraná no domingo (15). Esfria um pouco, mas sem condições para formação de geadas.

Chuva preta

A mudança do tempo, com a chegada de uma frente fria entre esta sexta-feira, 13 de setembro, e sábado, 14 de setembro, a chuva retorna ao Paraná, ao menos em boa parte das regiões. Nestes dias é possível que seja registrado o fenômeno chamado de chuva preta, a exemplo do que já foi registrado no Rio Grande do Sul, onde a frente fria já provocou chuva.