Em estado de emergência por causa da estiagem em boa parte do Paraná, o governo vai tomar medidas para tentar aliviar a situação nestas regiões. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), com base no decreto de situação de emergência assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na quarta-feira, vai publicar nesta semana uma resolução técnica com iniciativas que buscam mitigar os efeitos da estiagem no Paraná.

Entre as medidas estão autorizar as empresas de saneamento a implantar pontos de captação de água emergencial; disponibilizar equipamentos de perfuração de poços para auxiliar os municípios; incentivar do reúso da água por parte da população e de empresas; intensificar a fiscalização do uso clandestino dos recursos hídricos; e estimular o uso racional da água em todos os níveis por meio de campanhas educacionais em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).

“Além disso, é claro, contamos com a colaboração e a conscientização da população para o uso racional desse bem tão importante que é a água”, acrescentou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza.