MEDALHISTAS DA PARALIMPIADA
(Fotos: Cassiano Rosário)

Atletas apoiados pelos programas do Governo do Paraná conquistaram oito medalhas na Paralimpíada de Paris 2024, uma a mais que em Tóquio-2020.

Nesta quinta-feira (12), alguns dos atletas que competiram na Cidade Luz foram recebidos em Curitiba. Vitor Tavares, medalha de bronze do parabadminton, Igor Tofalini, medalha de prata na paracanoagem, e Miquéias Rodrigues, bronze em paracanoagem, foram recebidos com festa na Secretaria do Esporte no retorno ao Estado.

Dez atletas apoiados por programas estaduais conquistaram oito medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, superando a marca de Tóquio-2016, quando nove atletas ganharam sete medalhas.

As três medalhas de prata e cinco de bronze conquistadas por atletas do Paraná foram fundamentais para que o Brasil conseguisse a melhor posição da história no quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos. Ao todo, o País ganhou 89 medalhas, sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze, o que garantiu o quinto lugar à delegação brasileira, atrás apenas de China, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Países Baixos.

Dos 28 paratletas e técnicos paranaenses que estiveram em Paris neste ano, 20 são bolsistas do programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP) e 13 são apoiados via Proesporte – Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte do Paraná, ambos ofertados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES).