PARQUE NO PARQUE BARIGUI
Parque começa a ganhar forma no Barigui e seria inaugurado ontem, se as chuvas em excesso de outubro e novembro não tivessem atrapalhado (Franklin de Freitas)

O Parque Barigui, em Curitiba, está começando a ganhar uma nova feição e em breve oferecerá um novo atrativo aos curitibanos. Numa área próxima do estacionamento do parque, onde antes havia um gramado, começaram a ser instalados nos últimos tempos diversos brinquedos de um parque de diversões, que será inaugurado no mesmo local onde até 2007 funcionou o histórico Parque de Diversões Alvorada.

A expectativa, segundo a Urbs (concedente do espaço) e um dos responsáveis pelo Parque da Cidade (nome do estabelecimento que será inaugurado), é que o espaço seja inaugurado, no mais tardar, na primeira semana semana de dezembro.

Segundo André Martins, sócio-proprietário da empresa Parque da Cidade Diversões e Eventos Ltda (concessionária do espaço), a chuva atrapalhou muito nos últimos tempos, o que explica o atraso na inauguração do novo parque de diversões. Em agosto, quando foi feita a licitação, a previsão era que a abertura do espaço ao público acontecesse no Dia das Crianças (12 de outubro).

Depois, por conta das chuvas abundantes no último mês e por questões de segurança, a inauguração passou para 20 de novembro (ontem). Só que a data chegou e o parque ainda não está pronto.

“A chuva atrapalhou muito, entrou água no terreno e isso atrapalhou na montagem. Dependemos do tempo, de ter um clima bom, para poder montar toda a infraestrutura. A estreia era prevista para hoje (ontem), inclusive, só que não deu. Mas se o tempo colaborar, até o dia 30 de novembro ou na primeira semana de dezembro já começamos a receber os curitibanos”, comenta o empresário, explicando que a estrutura do parque está sendo montada pacientemente. “A infraestrutura é importante, estamos montando os detalhes, trocando lâmpadas e terminando o contêiner da lanchonete.”

Ainda de acordo com Martins, o Parque da Cidade é uma empresa “Bicho do Paraná” que hoje está presente em Balneário Camboriú (SC), São José dos Pinhais e que também possui escritório em Curitiba. A área no Parque Barigui, por sua vez, já era observada há algum tempo pela empresa, que aguardava uma definição do Poder Público sobre a destinação que seria dada ao espaço, vazio há 16 anos.
“Havia um parque lá antes e que tinha bom movimento, ficou muito tempo por lá. Então é um espaço que sempre observamos, mas não sabíamos se o Poder Público ia querer fazer um novo parque”, explica o empresário, prometendo ainda que os curitibanos não ficarão entediados no novo parque de diversões, já que a rotação de brinquedos será constante. “Temos expertise, equipamentos e podemos fazer essa rotatividade [de brinquedos], trazer novidade sempre para não ficar algo ca nsativo, repetitivo. Como esperamos ter um movimento grande, queremos de seis em seis meses mudar alguns equipamentos para sempre ter novidade”, explica ele.

O Parque de Diversões da Cidade (que pode ser encontrado nas redes sociais através do perfil @park.dacidade) poderá contar com até 15 brinquedos que contemplam todas as idades, sendo obrigatória a instalação de carrossel de dinossauros, dois contêineres para venda de lanches, bebidas e guloseimas, uma barraca de tiro ao alvo, roda-gigante panorâmica com, no mínimo, 30 metros de altura, e carrossel veneziano.

Em princípio, o estabelecimento funcionará de terça a domingo, mas a definição sobre isso ainda vai depender do fluxo de pessoas. Durante a semana, o funcionamento será das 17 horas até 21h; aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 22 horas.