0cf guia
A guia de turismo Paula Torres: “Uma forma de mostrar que a cidade e a história são vivas” (Franklin de Freitas)

A Escola de Turismo do Instituto Municipal de Curitiba em parceria com a Vivenciar Turismo promovem, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, um Walking Tour que percorre diversos pontos do Centro da Capital. O objetivo do evento, que neste ano integra o calendário da Expo Turismo Paraná, é homenagear personalidades femininas que marcaram a história de Curitiba.

Aeronauta Aida, Emerenciana Cardoso, Baronesa do Serro Azul, Maria Falce Macedo, Zilda Arns, Enedina Alves Marques, Júlia Wanderley, Lala Schneider e Maria Leopoldina serão algumas mulheres que terão suas histórias relembradas na ocasião.

Mas não são apenas as mulheres que marcaram a história no passado que serão homenageadas no Walking Tour. “Tem algumas personagens atuais que vou falar, pois as histórias das mulheres de hoje podem virar arte espalhada pela cidade daqui a alguns anos. É a forma de mostrar que a cidade e a história são vivas”, conta a guia de turismo Paula Torres.

O 1º Walking Tour Mulher foi realizado em 2023 e reuniu mulheres no Centro de Curitiba. A empresária Larissa Hack foi uma das que participou do evento e comenta como a experiência foi enriquecedora.

“A gente passou em um prédio que, se eu não me engano, faz parte do patrimônio da Universidade Federal. O objetivo desse prédio eram os estudos, mas nunca tinha tido a presença de uma mulher enquanto estava ativo. As mulheres ainda não estavam presentes na academia, que é uma coisa forte também. Não se trata de algo apenas sobre mulheres, mas sobre a ausência de mulheres. É um aspecto importante de se trazer à luz, não só onde teve as mãos de mulheres, mas onde também não teve, onde as mulheres foram impedidas”, lembra Larissa Hack.

O roteiro deste ano não será o mesmo do ano passado, outros pontos do Centro de Curitiba serão explorados no trajeto que terá aproximadamente 2 km. A participação no evento é gratuita, e as inscrições são feitas por meio do Portal Aprendere (https://aprendere.curitiba.pr.gov.br/). O evento acontece das 10h às 11h30. Os ingressos são limitados para 25 pessoas, pois é importante que as pessoas interajam e participem também com as suas histórias.