Pela primeira vez no ano, indústria do Paraná supera números de 2021

Redação Bem Paraná

José Fernando Ogura/AN-PR - Dados do Caged mostram saldo positivo neste ano

O Paraná gerou 13.894 empregos em maio, chegando ao saldo positivo de 75.990 vagas formais preenchidas desde o início do ano, o quarto melhor desempenho do país. O subsetor que teve o maior saldo foi a Indústria de Transformação, com 3.756 empregos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, divulgado na terça-feira.

Foi a primeira vez este ano que um resultado mensal superou o desempenho alcançado no mesmo período do ano passado. Em maio de 2021, o saldo na indústria paranaense foi de 3.385 contratações. O setor também foi o segundo que mais admitiu no mês no Paraná, ficando atrás apenas do setor de serviços, com 5.744 postos de trabalho abertos. O comércio ficou em terceiro (2.709), seguido por construção civil (1.906) e agropecuária (-198).

A alta da indústria em relação a abril chega a 73%. No mês anterior, o segmento abriu 2.163 novas vagas.

“O aquecimento das vendas no varejo, por conta da liberação do saque extraordinário do FGTS, gerou um aumento no consumo das famílias e, consequentemente, uma demanda maior de produção nas indústrias”, avalia o economista da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Thiago Quadros.

“Esse resultado é fruto das ações de empregabilidade do Governo do Paraná, com os mutirões de emprego e o ônibus da Agência do Trabalhador Itinerante do programa Emprega Mais”, reforça o secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), Rogério Carboni.