reynan-moresca-960×766.jpg
Piloto que morreu no acidente (Foto: Facebook)

Morreu na manhã desta sexta (7) o piloto paranaense Reynan Moresca. Ele pilotava o avião de pequeno porte, que caiu na cidade Sorriso, no Mato Grosso, Além dele, outra pessoa ainda não identificada morreu. Moresca era de Umuarama, no Paraná, mas morava em Sorriso.

Leia mais

O avião pegou fogo após a queda e as vítimas morreram carbonizadas. Segundo informações da Polícia Militar, o avião caiu cerca de 10 minutos depois de decolar de uma fazenda na região.

A aeronave, matrícula PP-DUN, é da fabricante Piper Aircraft, 2012, modelo PA-46-500TP, com capacidade para seis pessoas, sendo cinco passageiros e o piloto. O avião tem licença para serviços aéreos privados, sem permissão para táxi aéreo.

Investigação

A Força Aérea Brasileira afirmou que investigadores do Seripa VI (Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foram acionados para a investigação do acidente.

Outros acidente no Mato Grosso

A Justiça Federal em Mato Grosso declarou prescritas as penas dos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, condenados a três anos e quarenta dias de prisão em regime aberto por causarem um acidente aéreo que matou 154 pessoas, em 2006. A decisão foi emitida no final de maio pelo juiz Andre Perico Ramires dos Santos, da 1ª Vara Federal de Sinop, que também extinguiu as ordens de prisão que vigoravam contra os pilotos no Brasil. Lepore e Paladino nunca cumpriram a pena.

Os norte-americanos pilotavam um jato Embraer Legacy que transportava sete passageiros e bateu em um avião da Gol quando sobrevoavam o município de Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso, no fim da tarde de 29 de setembro de 2006. A aeronave da Gol, um Boeing que havia decolado de Manaus com destino ao Rio de Janeiro, caiu e todos morreram. Embora danificado, o Legacy conseguiu se manter no ar e fez um pouso de emergência em Guarantã do Norte, também em Mato Grosso. Todos os ocupantes dessa aeronave sobreviveram.