pcpr15_1
Foto: Fabio Dias/PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) concluiu, nesta quinta-feira (29), a investigação que apurava o ataque de dois cães pitbulls a um outro cachorro no bairro Jardim das Flores, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, no Paraná. . A tutora dos animais, de 27 anos, foi responsabilizada pela ação.

Leia mais

A situação aconteceu no dia 9 de agosto deste ano. Os pitbullsestavam soltos na rua e conseguiram alcançar o outro animal, que tinha pequeno porte e estava dentro do quintal da residência, e o atacaram, ocasionando a sua morte.

Após o ocorrido, a PCPR iniciou investigação para apurar a responsabilidade dos tutores. Foram realizadas diversas diligências, como análise de imagens e do local em que os animais fugiram, além da oitiva de pessoas que testemunharam os fatos.

Local era inadequado para pitbulls

Segundo o delegado da PCPR Fernando Henrique Ribeiro Vieira, a investigação comprovou que o local onde os animais estavam era inadequado para manter dois cães da raça pitbull. O portão que separava os animais da via pública era mantido apenas por um cadeado, que estava aberto.

“A tutora dos animais foi identificada pela Polícia Civil e responderá por um termo circunstanciado de infração penal pela contravenção penal de omissão de cautela na guarda de animais, com pena que pode chegar a dois anos de prisão simples”, explica.

Polícia alerta: tutor de cão é responsável por danos causados pelo animal

A PCPR aproveita a oportunidade para alertar a população. O tutor do cão é considerado responsável por qualquer dano ou lesão causado pelo animal, nas esferas cível e criminal. Donos de cachorros considerados perigosos devem cumprir medidas de segurança enquanto transitam em locais públicos. O não cumprimento pode gerar multa e até mesmo a apreensão do animal.

A população pode denunciar situações parecidas de forma anônima por meio dos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.